Schwambach e equipe econômica de PE participam de seminário em Shanghai - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Schwambach e equipe econômica de PE participam de seminário em Shanghai

Cinco representantes de Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, entre eles o secretário Bruno Schwambach, participam, ao longo desta semana, na China, do Seminário sobre a Promoção Comercial para o Brasil 2019. O evento vai até o dia 10 de julho e é promovido pelo Ministério do Comércio daquele país, através da Escola de Comércio de Shanghai. A iniciativa, que está sendo custeada pelo Consulado-geral da República Popular da China no Recife, faz parte dos esforços do governo chinês em transformar a instituição em uma das organizações de treinamento de profissionais ligados à área de comércio internacional mais importantes do mundo.

O seminário tem como objetivo mostrar o nível de desenvolvimento dos investimentos e do comércio na China, assim como ajudar os participantes a compreenderem as experiências acumuladas e os resultados obtidos para estabelecer uma plataforma de comunicação entre a China e o Brasil. O intuito é promover a cooperação e o desenvolvimento mútuo entre os dois países. A programação contará com a participação de 24 representantes nordestinos, dentre os quase 20 pernambucanos.

Agenda TGI

PROGRAMAÇÃO - A reforma do sistema econômico da China, o processo da abertura da economia, os investimentos estrangeiros diretos, o parque industrial chinês e as práticas da Zona de Livre Comércio de Xangai são alguns dos temas que serão abordados ao longo dos próximos dias. Além disso, as estratégias, experiências e práticas com o objetivo de melhorar o ambiente para os operadores, dentre outros assuntos.

O primeiro dia da agenda do secretário em Shanghai, ontem (1º), foi uma aula sobre a inovação e a abertura comercial da China, seguida de uma visita à primeira Zona de Livre Comércio daquele país, estabelecida em 2012, que serviu de piloto para que outras fossem estabelecidas. Nesta terça (2), Schwambach e outros representantes do Governo de Pernambuco estiveram na sede do Alibaba Group, em Hangzhou. O grupo, que é uma potência mundial do e-commerce, é dono do popular Aliexpress. Além de Bruno Schwambach, acompanharam a agenda a secretária-executiva de Políticas de Desenvolvimento, Maíra Fischer, e a gerente de Atração de Negócios, Karina Dowsley.

Nos próximos dias, os representantes do governo - entre os quais, também funcionários do Complexo de Suape e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), que são vinculados à secretaria - terão a oportunidade de visitar Hangzhou, Jinhua e Yiwu, províncias de Zhejiang, para que possam ter uma compreensão mais abrangente e profunda sobre o país asiático.

A Escola de Comércio de Shanghai
A instituição é composta por três campi, incluindo o campus de Xuhui, o de Fengxian e o de Yangpu, abrangendo uma área de 162 hectares. A instituição oferece sete disciplinas e 26 programas de graduação, bem como 13 programas profissionais avançados. Existem mais de 500 professores, dentre os quais 88% têm mestrado ou doutorado. Sob o comando do Ministério do Comércio da China, até 2018, a Escola realizou com 139 seminários, voltados para profissionais da área de negócios internacionais, oferecendo treinamento para 3.847 pessoas, de 134 países.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon