Filmes dirigidos por pessoas pretas, pardas e povos tradicionais podem ser inscritos até o dia 16 de setembro de 2024.
A Semente – Mostra Itinerante de Cinema Negro está com inscrições abertas para filmes nacionais, curtas, médias e longas-metragens, dirigidos ou codirigidos por pessoas pretas, pardas e povos tradicionais. As produções, finalizadas a partir de 2021, podem ser submetidas até o dia 16 de setembro de 2024, por meio de um formulário online. A Mostra busca fortalecer debates sobre negritude e questões sociais no sertão do Pajeú, Pernambuco, por meio do cinema.
Bruna Tavares, da Pajeú Filmes, destaca a importância do projeto para as comunidades quilombolas da região: "Na primeira edição, recebemos filmes de todo o país, visitamos as Comunidades Quilombolas do Caroá, Leitão da Carapuça e Varzinha dos Quilombolas, e tivemos uma recepção maravilhosa em todas elas". Este ano, a Mostra acontecerá entre 4 e 9 de novembro, promovendo encontros, trocas culturais e apresentações nas mesmas comunidades.
Realizada pela Pajeú Filmes, com apoio da Sagaz Produções, a Mostra é incentivada pelo Edital de Ações Criativas do Audiovisual da LPG/PE 2023. Para mais informações, os interessados podem acompanhar o perfil no Instagram @semente.cinemanegro ou entrar em contato pelo e-mail mostraitinerantedecinemanegro@gmail.com.