O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) em parceria com o Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico, está organizando um seminário para comemorar os 200 anos da Confederação do Equador. O evento, que busca relembrar e celebrar o movimento revolucionário que começou em Pernambuco e se espalhou pelo Nordeste, contará com atividades no Recife e em Fortaleza. No Recife, o seminário será realizado nos dias 2 e 3 de julho na sede do IAHGP, enquanto em Fortaleza, o evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de agosto.
George Cabral, sócio e historiador do IAHGP, destaca a importância dessa parceria, lembrando que a Confederação do Equador foi um marco na luta contra o autoritarismo de Dom Pedro I. “Foi no Ceará que houve a rendição do último foco de resistência, culminando nas prisões de vários revolucionários, entre eles, Frei Caneca, que seria morto meses depois,” comenta Cabral. O presidente do Instituto do Ceará, Júlio Lima Verde, também participará do seminário, lançando o livro digital ‘O Ceará na Confederação do Equador – Artigos e documentos publicados na Revista do Instituto do Ceará’, organizado por ele.
Além das palestras e debates, o seminário incluirá uma solenidade oficial do Governo de Pernambuco no Centro Cultural Eufrásio Barbosa, em Olinda, e o descerramento de um painel comemorativo pelo bicentenário da Confederação do Equador no Forte das Cinco Pontas, no Recife. Margarida Cantarelli, presidente do IAHGP, reforça a relevância de eventos como este para manter viva a memória histórica do estado. “Nosso papel, enquanto guardiões da história, é preservar os registros históricos e todas essas memórias para as futuras gerações,” afirma.
Serviço:
Seminário Comemorativo dos 200 anos da Confederação do Equador
Recife:
- Data: 2 e 3 de julho de 2024
- Local: Sede do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), Boa Vista
- Inscrições: Gratuitas, enviar nome completo e telefone (WhatsApp) para o e-mail arqueologico@iahgp.org
Fortaleza:
- Data: 27 e 28 de agosto de 2024
- Local: A ser confirmado
Programação Recife:
Dia 02 de julho de 2024 (terça-feira)
- 8h30: Recepção e credenciamento dos participantes
- 9h: Cerimônia de abertura: Auditório do IAHGP
- 9h15: Palestra – “A Confederação do Equador em Pernambuco” com Paulo Cadena (UFPE/IAHGP)
- 10h: Palestra – “A Confederação do Equador no Ceará: a outra independência, o Constitucionalismo e a repressão” com José Filomeno Moraes Filho (Instituto do Ceará)
- 10h45: Café
- 11h: Palestra – “Personagens da Confederação do Equador em Pernambuco” com George Cabral (IAHGP/UFPE/APL)
- 11h45: Comunicações finais da sessão matutina
- 12h – 14h: Intervalo para o almoço (livre)
- 16h: Solenidade Oficial do Governo do Estado (Centro Cultural Eufrásio Barbosa – Olinda)
Dia 03 de julho de 2024 (quarta-feira)
- 9h: Palestra – “Personagens da Confederação do Equador no Ceará” com Júlio Lima Verde Campos de Oliveira (Instituto do Ceará)
- 9h45: Palestra – “Muniz Tavares entre a Revolução de 1817 e a Confederação do Equador” com Fred Cândido da Silva (UFPE)
- 10h30: Café
- 10h50: Apresentação de bibliografia sobre a Confederação do Equador (Instituto do Ceará e IAHGP)
- 11h20: Vídeo sobre a Confederação do Equador – TV Assembleia Legislativa do Ceará – Júlio Lima Verde Campos de Oliveira (Instituto do Ceará)
- 12h – 14h: Almoço
- 14h: Palestra – “A Confederação do Equador como primeira revolução constitucionalista do Brasil” com André Heráclio do Rêgo (IAGHP/IHGB)
- 15h: Encerramento
- 15h30: Descerramento de painel comemorativo e coquetel (Forte das Cinco Pontas)