Seminário Portugal 360° acontecerá no Recife – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Seminário Portugal 360° acontecerá no Recife

Em meio ao cenário de incertezas político-econômicas que o País vivencia, é cada vez maior a quantidade de brasileiros que buscam por qualidade de vida, segurança e estabilidade econômica em Portugal. Para se ter uma ideia, cerca de 110 mil brasileiros moram legalmente no país europeu hoje e, apenas em 2017, em média, 225 famílias migraram para Portugal como investidoras do mercado imobiliário. De acordo com o relatório Global Investment Atlas 2018, as terras lusas receberam um volume total de U$ 2,1 bilhões em transações relativas a investimentos em imóveis somente no ano passado, o que representa um crescimento de 61% em relação a 2016. O Clima ameno, as praias, a qualidade do transporte público, o acesso ao sistema de saúde e de educação, a proximidade cultural e linguística, a segurança nas ruas e a possibilidade de adquirir o visto Golden Visa são algumas das vantagens que chamam a atenção dos brasileiros.

Entretanto, para que o sonho de morar fora do Brasil não se transforme em um pesadelo, é preciso traçar um planejamento adequado antes de fazer as malas, tentar a sorte e partir. Com o objetivo de transmitir os conhecimentos essenciais para os brasileiros interessados em fazer de Portugal morada, porém com a segurança de um investimento sólido e com a garantia do retorno financeiro, a Direct Portugal, braço europeu da Direct Empreendimentos Imobiliários que atua naquele mercado há mais de 10 anos, promoverá o II Seminário Portugal 360° no próximo dia 25 de setembro (terça-feira), das 08h30 às 12h30, no Bugan Hotel Recife by Atlantica, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. As inscrições podem ser efetuadas no site www.directportugal.vpeventos.com pelo valor de R$ 50,00. As vagas são limitadas.

“O grande sucesso da primeira edição do Seminário, no ano passado, fez com que repetíssemos o evento neste ano. De 2017 até o momento já foram gerados excelentes negócios para brasileiros em Portugal. No período, a Direct Portugal comercializou cinco lojas de supermercados, diversas unidades do hotel residence Sheraton Cascais (produto pré-lançado durante o evento) e outros negócios estão em andamento a nível de discussão de cláusulas contratuais”, revela Gustavo Morais, diretor da Direct Portugal.

O II Seminário Portugal 360° irá reunir renomados profissionais portugueses com especialidades nas mais diversas áreas de atuação no país europeu. As palestras irão abordar todas as etapas necessárias para a realização de um investimento seguro, abrangendo diferenciados modelos de negócios, a curva de valorização do mercado, a tendência de investimentos, os procedimentos jurídicos, contábeis e tributários da legislação portuguesa para cada tipo de investimento, orientações sobre como empreender em Portugal, entre outras soluções e formatos para cada perfil de investidor. Após a programação do seminário, os palestrantes estarão à disposição do público para tirar dúvidas e aprofundar os temas em atendimento individual.

A Direct atua há 12 anos no intermédio entre investidores brasileiros e o mercado de Portugal, prestando a consultoria em todas as etapas necessárias. A empresa oferece uma gama de diversificados modelos de negócios consolidados, além de outros formatos que podem ser explorados de forma personalizada, com opções no setor imobiliário, de hotelaria, operações de supermercado ou grandes cadeias internacionais, lojas de empresas multinacionais, empresas da área medicinal e estética, postos de gasolina, companhia de aviação, empresas de segurança de valores, locação de carros, empresas de ônibus, empreendimentos do setor energético – a exemplo de usinas hidroelétricas e parques eólicos -, entre outros negócios.

“Esses são alguns dos segmentos de produtos e franquias que estamos ofertando para brasileiros aqui em Portugal, com alta rentabilidade e segurança para o investimento”, explica Gustavo Morais, complementando que o II Seminário Portugal 360° é uma a oportunidade para conhecer melhor as diversas formas de investimentos e possibilidades de já deixar o Brasil com um negócio sólido em Portugal.

PRÉ-LANÇAMENTO DE HOTEL PORTUGUÊS DE LUXO – O II Seminário Portugal 360° também será palco para o pré-lançamento oficial de um novo hotel residence português de luxo, de bandeira reconhecida internacionalmente. No ano passado, a primeira edição do seminário também trouxe um pré-lançamento, o Sheraton Cascais Resort, que foi sucesso de comercialização no evento e atualmente está com 100% das unidades vendidas.

O novo Lisboa Residences tem marca e gestão de uma das maiores cadeias mundiais de hotéis. O empreendimento ocupa uma quadra inteira em localização singular e mais isolada da região de Belém, às margens do Rio Tejo e rodeada dos mais importantes museus e históricos monumentos da cidade.

Com retorno de investimento garantido, o Lisboa Residences é compatível com o Programa de Autorização de Residência para Atividade de Investimento conhecido como Golden Visa, através da compra de um imóvel com o valor mínimo de investimento de 500 mil euros. O Golden Visa é uma autorização de residência e permanência em território português para fins de investimento e que permite circulação livre no espaço Schengen (convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras).

LOJAS DE SUPERMERCADO – Um dos investimentos mais rentáveis, atualmente, é a aquisição de lojas de grandes bandeiras de supermercados que já estão em operação em Portugal, segundo Morais: “O investidor compra o edifício do supermercado, que normalmente já está operando há anos, e fica com uma rentabilidade anual sobre o contrato, que normalmente gira em todo de 6% ao ano sobre o valor da aquisição. Ou seja, depois de 10 anos o comprador já tem 60% do seu capital devolvido”. O diretor da Direct Portugal complementa que é uma operação que pode ser financiada por bancos portugueses em até 20 ou 30 anos, dependendo da capacidade de investimento, com taxas de juros, em média, de 2% ao ano. “O comprador financia e paga ao banco uma taxa de 2% ao ano, e recebe 6% pelo aluguel”, destaca.

DUAS PERGUNTAS PARA GUSTAVO MORAIS

Quais os tipos de negócios que os brasileiros estão fechando no mercado português?
“Os excelentes negócios que os pernambucanos estão fechando em Portugal são, por ordem:
1. Supermercados alugados que são comprados os imóveis e são feitos os contratos de locação/operação. São contratos de longo prazo, onde os brasileiros aplicam dinheiro em euro e ganham em torno de 6% ao ano ou um pouco mais – descontando inflação é 6% praticamente puro e só é descontado imposto de renda. Além do resultado mais expressivo, que é a valorização dos imóveis em Portugal. A gente destaca que Portugal é uma cidade, hoje, nivelada com qualquer cidade europeia e os preços praticados em Portugal são bem abaixo do restante da Europa. Então existe uma linha de crescimento que eu estimo para os próximos 5 anos, no máximo, de uma valorização real dos imóveis em Portugal na ordem de 30% ou 35%. São duas rentabilidades diferenciadas: a rentabilidade direta, que é expressiva em função da inflação praticamente nula, e a rentabilidade da valorização do imóvel. Isso o investidor podendo aportar apenas 50% do investimento, ou dependendo do relacionamento bancário até menos, e conseguindo uma operação de financiamento com o banco português (mesmo para um brasileiro) com taxas em torno de 2% ou 2,5% ao ano, dependendo também de cadastro e relacionamento. Esse é um negócio que está dando mais rentabilidade para brasileiros.

2. Segundo negócio, a exemplo do Sheraton Cascais que foi pré-lançado na primeira edição do Seminário Portugal 360° ano passado e já está com 100% das unidades vendidas, já houve uma valorização expressiva de metro quadrado, além da rentabilidade garantida/contratual de 5% ao ano se o comprador deixar a unidade do hotel residence para locação com a UIP. Esse é exatamente o mesmo desenho do novo produto que será lançado nesta segunda edição do Seminário, na mesma linha, com a rentabilidade garantida de 10 anos: o Lisboa Residences. A grande oportunidade é a valorização crescente, os imóveis estão subindo e a tendência é essa. Quem comprar agora está comprando bem e vai ter uma valorização sobre o imóvel em si. Isso é o que a gente acha que é a melhor performance de negócios hoje para o brasileiro, para o pernambucano especialmente, em Portugal”.

Quais as principais oportunidades para os brasileiros e pernambucanos no mercado europeu? 
“Nós estamos com oportunidades de obtenção do Golden Visa com investimento imobiliário em fundos a partir de 350 mil euros. Estamos com lançamentos de produtos na Avenida da Liberdade, que é o principal ponto turístico de Lisboa hoje, e esse é o diferencial: o Golden Visa por 350 mil euros por investimentos diferenciados que só a Direct Portugal oferece atualmente”.

Em relação aos outros negócios que estão em andamento a nível de discussão de cláusulas contratuais:
“Os negócios que estão em andamento são: negociações de taxas de retorno, negociações de preço (que é um item importante porque o brasileiro que vem a Portugal mal assessorado está comprando qualquer coisa a qualquer preço e paga mais caro). E esse é o diferencial da Direct, é apoiar o cliente nessas negociações, indicar a ele qual o valor de mercado que vale o produto hoje (tem muita gente que já comprou imóvel aqui em Portugal acima do preço, isso acontece quando você vem sem assessoria). É muito natural acontecer de brasileiros chegarem aqui e procurarem por profissionais portugueses que não tem nenhum compromisso com estrangeiros. Por isso é extremamente necessário ter uma certa precaução muito grande, porque o português está observando essa avidez pelo investimento brasileiro e fazendo isso de uma forma muito fácil e às vezes irresponsável, comprometendo muito a sua rentabilidade.”

Há alguma meta de negócios fechados no evento?
“Com a realização deste evento (II Seminário Portugal 360°) nós estimamos que temos a capacidade de gerar em torno de 30 a 40 milhões de euros em negócios de pernambucanos em Portugal”.


PROGRAMAÇÃO – II SEMINÁRIO PORTUGAL 360°

ABERTURA
GUSTAVO MORAIS
DIRETOR DA DIRECT IMÓVEIS. ADMINISTRADOR DE EMPRESAS, CORRETOR DE IMÓVEIS, CONSULTOR INTERNACIONAL COM LARGA EXPERIÊNCIA EM PLANEJAMENTO, GESTÃO, PARCELAMENTO DO SOLO, COMERCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO NOS MERCADOS BRASILEIRO, PORTUGUÊS E AFRICANO.

EXPECTATIVAS DA ECONOMIA PORTUGUESA PARA O BIÊNIO 19/20 NA VISÃO DA UIP/IFA
DANIEL CORREIA
DIRETOR GERAL DE IMOBILIÁRIA PINE CLIFFS RESORT – SHERATON CASCAIS RESORT – LISBOA RESIDENCE. COM 11 ANOS DE DEDICAÇÃO AO GRUPO UIP E IFA HOTEL & RESORTS, COM VASTA EXPERIÊNCIA NO DEPARTAMENTO FINANCEIRO, CONTROLE, JURÍDICO E COMERCIAL. LIDERA AS VENDAS IMOBILIÁRIAS DO GRUPO COM VALORES RECORDES DE MAIS DE 100M€ TRANSACIONADOS POR ANO EM APARTAMENTOS E VILAS NOS RESORTS EM PORTUGAL.

PRODUTOS IMOBILIÁRIOS: PARA MORAR, INVESTIR, IMÓVEIS DE RENDA E LEGALIZAÇÃO DA CIDADANIA
DANIEL CORREIA
DIRETOR GERAL DE IMOBILIÁRIA PINE CLIFFS RESORT – SHERATON CASCAIS RESORT – LISBOA RESIDENCE. COM 11 ANOS DE DEDICAÇÃO AO GRUPO UIP E IFA HOTEL & RESORTS, COM VASTA EXPERIÊNCIA NO DEPARTAMENTO FINANCEIRO, CONTROLE, JURÍDICO E COMERCIAL. LIDERA AS VENDAS IMOBILIÁRIAS DO GRUPO COM VALORES RECORDES DE MAIS DE 100M€ TRANSACIONADOS POR ANO EM APARTAMENTOS E VILAS NOS RESORTS EM PORTUGAL.

LEGALIZAÇÃO E VISTO
FRANCISCO PATRÍCIO
SÓCIO DA ABREU ADVOGADOS- PORTUGAL. ESPECIALISTA EM CONTENCIOSO CIVIL E SOCIETÁRIO, INSOLVÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E DIREITO IMOBILIÁRIO. MEMBRO DA INTERNATIONAL BAR ASSOCIATION (IBA), DA ASSOCIAÇÃO FISCAL PORTUGUESA (AFP); DA CÂMARA DE COMÉRCIO LUSO-ALEMÃ E DA CÂMARA DE COMÉRCIO LUSO-ESPANHOLA; MEMBRO DA INSOL EUROPE E DA INSOL INTERNATIONAL.

MORAR EM PORTUGAL: PROCESSOS LEGAIS, JURÍDICOS E TRIBUTÁRIOS PARA AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS.
FRANCISCO PATRÍCIO
SÓCIO DA ABREU ADVOGADOS- PORTUGAL. ESPECIALISTA EM CONTENCIOSO CIVIL E SOCIETÁRIO, INSOLVÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E DIREITO IMOBILIÁRIO. MEMBRO DA INTERNATIONAL BAR ASSOCIATION (IBA), DA ASSOCIAÇÃO FISCAL PORTUGUESA (AFP); DA CÂMARA DE COMÉRCIO LUSO-ALEMÃ E DA CÂMARA DE COMÉRCIO LUSO-ESPANHOLA; MEMBRO DA INSOL EUROPE E DA INSOL INTERNATIONAL.

MORAR EM PORTUGAL COMO APOSENTADO – RESIDENTE NÃO HABITUAL
FRANCISCO PATRÍCIO
SÓCIO DA ABREU ADVOGADOS- PORTUGAL. ESPECIALISTA EM CONTENCIOSO CIVIL E SOCIETÁRIO, INSOLVÊNCIA E RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS E DIREITO IMOBILIÁRIO. MEMBRO DA INTERNATIONAL BAR ASSOCIATION (IBA), DA ASSOCIAÇÃO FISCAL PORTUGUESA (AFP); DA CÂMARA DE COMÉRCIO LUSO-ALEMÃ E DA CÂMARA DE COMÉRCIO LUSO-ESPANHOLA; MEMBRO DA INSOL EUROPE E DA INSOL INTERNATIONAL.

ASSESSORIA CONTÁBIL: RACIONALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA
CIDÁLIA MARQUES
FUNDADORA E ADMINISTRADORA DA LISACCOUNT – GESTÃO DE EMPRESAS. LICENCIADA EM GESTÃO DE EMPRESAS PELO ISCTE. VASTA EXPERIÊNCIA EM CONTABILIDADE DO SETOR IMOBILÁRIO. CONSULTORA DE EMPRESAS NAS ÁREAS FINANCEIRAS E FISCAIS. MEMBRO DA OTOC – ORDEM CONTABILISTAS CERTIFICADOS. MEMBRO DA APECA – ASS. PORTUGUESA EMPRESAS CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO. EX-PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL DA APF-ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA FRANCHISING. VICE-PRESIDENTE DA SPC – SOCIEDADE PORTUGUESA DE CONTABILIDADE.

MISSÃO EMPRESARIAL – PORTUGAL
DJAIR CAVALCANTI
GERENTE GERAL DA DIRECT IMÓVEIS. PROFISSIONAL COM LARGA EXPERIÊNCIA NAS ÁREAS COMERCIAL, FINANCEIRA E DE GESTÃO DE NEGÓCIOS, ATUOU EM EMPRESAS NACIONAIS DE GRANDE PORTE NOS RAMOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E DE SERVIÇOS.
ATUANDO NO RAMO IMOBILIÁRIO DESDE DE 2014 NA COMERCIALIZAÇÃO E LOCAÇÃO DE IMÓVEIS

COFFEE BREAK

COMO MONTAR UM NEGÓCIO NO MERCADO PORTUGUÊS – OPORTUNIDADES E DESAFIOS
MAURÍCIO XAVIER
PROFESSOR E CONSULTOR DE EMPRESAS NA ÁREA DE NEGÓCIOS, PESSOAS E MERCADO. DIRETOR DA M.XAVIER EMPRESA DE CONSULTORIA E TREINAMENTO COM ESCRITÓRIO EM LISBOA ESPECIALIZADO EM BUSINESS PLAN PARA O MERCADO PORTUGUÊS.

PERFIL DAS MELHORES CIDADES PARA MORAR EM PORTUGAL
GUILHERME GROSSMAN
DIRETOR DA CONSULTAN – PORTUGAL. COM VASTA EXPERIÊNCIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO, PARTICIPOU DE FORMA ATIVA NO PLANEJAMENTO E NA VENDA DE MAIS DE 100 EMPREENDIMENTOS DE REFERÊNCIA EM PORTUGAL NOS ÚLTIMOS 25 ANOS. DEDICA-SE
PRINCIPALMENTE AO MERCADO INTERNACIONAL (RÚSSIA, CHINA E BRASIL)

MORAR EM PORTUGAL: OPINIÃO DE BRASILEIROS RESIDENTES
GUILHERME GROSSMAN
DIRETOR DA CONSULTAN – PORTUGAL. COM VASTA EXPERIÊNCIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO, PARTICIPOU DE FORMA ATIVA NO PLANEJAMENTO E NA VENDA DE MAIS DE 100 EMPREENDIMENTOS DE REFERÊNCIA EM PORTUGAL NOS ÚLTIMOS 25 ANOS. DEDICA-SE
PRINCIPALMENTE AO MERCADO INTERNACIONAL (RÚSSIA, CHINA E BRASIL)

PRODUTOS IMOBILIÁRIOS
GUILHERME GROSSMAN
DIRETOR DA CONSULTAN – PORTUGAL. COM VASTA EXPERIÊNCIA NO MERCADO IMOBILIÁRIO, PARTICIPOU DE FORMA ATIVA NO PLANEJAMENTO E NA VENDA DE MAIS DE 100 EMPREENDIMENTOS DE REFERÊNCIA EM PORTUGAL NOS ÚLTIMOS 25 ANOS. DEDICA-SE
PRINCIPALMENTE AO MERCADO INTERNACIONAL (RÚSSIA, CHINA E BRASIL)

INVESTIMENTO EM PORTUGAL: REPERCUSSÕES TRIBUTÁRIAS NO BRASIL E LINHAS DE FINANCIAMENTO E INCENTIVO PARA INVESTIMENTO EM PORTUGAL (PORTUGAL 2020)
LEONARDO COELHO
SÓCIO DO ESCRITÓRIO SFCS ADVOGADOS. ESPECIALISTA EM DIREITO IMOBILIÁRIO COM LARGA EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO NO BRASIL E NA ÁFRICA.

COMO ABRIR UMA CONTA NO EXTERIOR
CIDÁLIA MARQUES – LISACOUNT
FUNDADORA E ADMINISTRADORA DA LISACCOUNT – GESTÃO DE EMPRESAS. LICENCIADA EM GESTÃO DE EMPRESAS PELO ISCTE. VASTA EXPERIÊNCIA EM CONTABILIDADE DO SETOR IMOBILÁRIO. CONSULTORA DE EMPRESAS NAS ÁREAS FINANCEIRAS E FISCAIS. MEMBRO DA OTOC – ORDEM CONTABILISTAS CERTIFICADOS. MEMBRO DA APECA – ASS. PORTUGUESA EMPRESAS CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO. EX-PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL DA APF-ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA FRANCHISING. VICE-PRESIDENTE DA SPC – SOCIEDADE PORTUGUESA DE CONTABILIDADE

 

 

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon