Seminário vai abordar a educação patrimonial e arqueologia do agreste central de Pernambuco - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Seminário vai abordar a educação patrimonial e arqueologia do agreste central de Pernambuco

Revista algomais

Uma iniciativa do Laboratório de Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea, do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (CAA) , o I Seminário Educação Patrimonial e Arqueologia do Agreste Central de Pernambuco será realizado amanhã (15), a partir das 14h, no Auditório Luiz Gonzaga, no Campus do Agreste.

O evento, que é aberto ao público, abordará a produção de conhecimentos sobre o patrimônio arqueológico da região, as ações de preservação, dialogando com as perspectivas de desdobramentos das pesquisas para a comunidade, considerando, sobretudo, a elevada concentração de pobreza no semiárido pernambucano, com destaque para as localidades onde se encontra a grande maioria desses sítios.

Agenda TGI

REGIÃO | O Agreste Central de Pernambuco possui diversos sítios arqueológicos pré-contato, que registram, de diferentes formas, a presença dos primeiros grupos humanos na região. Localizados em serras, muitas delas pouco exploradas e de difícil acesso, esses sítios necessitam de cuidados para sua conservação e salvaguarda, tanto em relação às intempéries naturais quanto em relação à ação humana. Para tanto, faz-se necessário conhecê-los, inventariá-los, cadastrá-los, bem como a realização de um trabalho de educação patrimonial junto aos moradores e moradoras.

Programação

15/05 - Auditório Luiz Gonzaga – Centro Acadêmico do Agreste – CAA

14h - Mesa: Arqueologia, Educação e Produção de Conhecimento
Coordenador: Ricardo Pinto de Medeiros (UFPE/CFCH)
Participantes: Elenita Helena Rufino (Iphan-PE), Roberta Richard Pinto (Museu de Arqueologia da Unicap) e Sandro Guimarães de Salles (UFPE/CAA)

19h - Mesa: Educação Patrimonial e Arqueologia no Agreste Central
Coordenador: Saulo Ferreira Feitosa (UFPE/NCV)
Participantes: Leandro Surya (UFVSF), Mônica Mendonça (Museu Histórico do Brejo da Madre Deus), Josué Euzébio Ferreira (Instituto Histórico de Caruaru)

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon