Senac-PE lança incubadora i.de.i.a.S. no Porto Digital

A partir desta semana chega ao pólo tecnológico do Recife a i.de.i.a.S. A Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac será lançada hoje (4), na unidade embarcada do Porto Digital, e pretende fomentar a criação e o crescimento de empresas inovadoras no setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em Pernambuco. A iniciativa é fruto do PRINTS, o Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O diferencial da nova incubadora será promover ideias e propostas apresentadas por alunos e egressos do Senac que sejam viáveis para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A intenção é que ela seja uma expoente para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis no Estado, contribuindo para a criação de novos negócios, para a geração de emprego e renda e para o aumento da competitividade do setor.

A Apé passou recentemente por um período de prototipação de 60 dias dentro da i.de.i.a.S. Durante esse processo, foram testados serviços, ações e atividades que a incubadora vai prover às empresas. “Durante a prototipação, participamos de inúmeros workshops pensados justamente para startups que estão iniciando, o que ajudou muito no nosso desenvolvimento. Maturou nossos conhecimentos sobre tecnologia, legislação e negócios. Agora, nossa expectativa é que sejamos incubados”, afirma a hoje sócia Juliane Reis.

De acordo com Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, o plano é que a i.de.i.a.S. promova a integração entre empresários, atores do ecossistema de inovação de Pernambuco e as representatividades empresariais e sindicais da Fecomércio-PE. “Queremos criar um canal permanente de projeção de negócios entre esses setores e os empreendimentos incubados,  impulsionando assim o desenvolvimento de novas soluções para o Comércio. Nosso objetivo é muito mais do que simplesmente incubar empresas. Queremos criar um ambiente colaborativo e dinâmico entre a academia e o mercado”, destaca.

A seleção de empreendimentos a serem incubados na i.de.i.a.S. obedecerá a um edital específico, ainda a ser lançado, com critérios para seleção, julgamento das propostas e organização de comissão avaliativa. O ciclo de incubação, com duração de 24 meses, com a possibilidade de extensão do período por mais 12, terá as seguintes etapas: Pré-Incubação, Ideação, Validação, Operação, Tração, Scale-Up e Graduação. As propostas apresentadas deverão seguir alguns pré-requisitos, como viabilidade técnica e econômica, seu potencial inovador e integração com a estrutura de ensino e pesquisa do Senac-PE. Além disso, devem apresentar aderência às áreas de atuação do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon