Senhora das letras (por Paulo Caldas)

* Paulo Caldas

É comum ouvir frases do tipo: fulano é cativo das letras; alusão ao domínio que o ato de escrever exerce sobre os autores, como se as letras escravizassem a quem elas abraça.

No caso de Taciana Valença poder-se-ia dizer o contrário, pois é fácil perceber, no conteúdo deste “Sumiço do Ovo”, que ela é quem dá as ordens, é a senhora, a sinhá das letras.

No conteúdo do livro, em prosa e verso, a autora transita bem entre os gêneros, desde a escolha dos temas; ora intimista ora universal. A rigor, com peculiar habilidade, manipula letras, frases e parágrafos com a autoridade de quem percorre as trilhas que levam o leitor além da linha do imaginário.

Em “Terra de Coronéis”, um texto árido, por exemplo, consegue um desfecho lírico em uma cena suave, sensual, vivida por Lampião, o Rei do Cangaço. Noutros momentos, com um texto brando, torna-se a sinhazinha, quando escreve: “os versos tomam forma e os ventos os levam mundo afora”.

O livro brinda a sensibilidade do leitor com doses poéticas, estimuladas ao sabor de símiles e metáforas que emergem do papel: “o risco da ponta dos dedos a desenhar sobre o coração empoeirado”; ou quando compõe: “seu coração feito de blues pede calma ao tempo”; ou ainda quando se expressa para afagar este tempo: “é preciso sentir mais a vida, num tempo que se dissolva antes de ser engolida”.

“Sumiço do Ovo” traz o selo da Novo Estilo Edições do Autor, tem o projeto gráfico editorial de Salete Rêgo Barros, capa e revisão da autora, apresentação da escritora Ivanilde Morais de Gusmão e impressão Luci Artes Gráficas.

*Paulo Caldas é Escritor

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon