Sérgio Alves lança “O Estado do Líder: ensaio sobre uma burocracia subjetivada” – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Sérgio Alves lança “O Estado do Líder: ensaio sobre uma burocracia subjetivada”

Revista algomais

113

A obra do pesquisador Sérgio Alves, “O Estado do Líder: ensaio sobre uma burocracia subjetivada”, trata do domínio híbrido burocracia-carisma ocorrido na Alemanha nacional-socialista (1933-45). O estudo, que apresenta uma abordagem inédita sobre o mais impactante episódio histórico do século passado, resultou de um projeto de pesquisa pós-doutoral iniciado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20, da Universidade de Coimbra.

Com a presença do autor, Sérgio Alves, o livro “O Estado do Líder: ensaio sobre uma burocracia subjetivada” será lançado na quarta-feira, 26 de junho, das 17:30h às 20h, na Livraria da Praça de Casa Forte, Recife (PE).

Sinopse

A obra “O Estado do Líder: ensaio sobre uma burocracia subjetivada” utiliza o método dos tipos ideais proposto por Max Weber para um mergulho no regime nazista alemão e divulgar o seu caráter híbrido assentado no binômio burocracia-liderança carismática. O sistema de governo correspondente subjugou parte da Europa por doze anos e levou o mundo à segunda grande guerra, no século passado. Mecanismos de dominação com algumas semelhanças podem ser identificados atualmente em populismos extremistas, de esquerda e de direita, e estão a assombrar democracias do século XXI.

Autor

Sérgio Alves é professor titular (aposentado) da UFPE, onde foi diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Antes era docente da Pós-graduação em Administração, da UFRJ. Participou do Humphrey Fellowship Programm, na PennState (USA) e fez pós-doutorado no CEIS20, da Universidade de Coimbra (Portugal). Recebeu prêmio do Conselho Federal de Administração, para a melhor publicação do ano (“Revigorando a Cultura da Empresa”). Entre seus livros, estão “As Organizações e a sua Administração no Brasil” e “Racionalidade, Carisma e Tradição nas Organizações Contemporâneas”.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon