*Por Paulo Caldas
Ao conceber os protagonistas, Maurício Melo Júnior envereda pelos labirintos da ficção e, neles, identifica, tanto em pessoas comuns, quanto em figurões que povoaram a Brasília burocrática - na qual fez moradia. E nesse percurso recorre ao clima histórico para contextualizar as andanças em cada uma das sete novelas.
O conteúdo entrelaça experiências individuais vividas com o bater do coração do crescimento urbano, compasso marcado pela riqueza exposta ante à permanente crise de um universo proletário, conforme opinião do poeta Nicolas Behr, na contracapa.
No ato de manusear os segredos da criação, característico do talento do autor e revestido de virtudes já demonstradas em outras incursões editoriais, obedece ao seu perfil perfeccionista e perpassa nuances servidas com esmero ao público leitor.
Pernambucano de Catende, Melo Júnior foi precursor do Movimento Editorial Edições Bagaço, gestado e nascido em Palmares, no início dos anos 1980. Jornalista radicado na Capital Federal, é conhecido no meio literário por apresentar o programa Leituras, na TV Senado.
A publicação traz o selo da Editora Caos & Letras, com projeto gráfico de Cristiano Silva concepção de capa de Eduardo Sabino. Os exemplares podem ser adquiridos na Amazon e pelo site editoracaoseletras.com.br.
*Paulo Caldas é escritor