Este 2022 vem sendo ano de conquistas para o premiado escritor Sidney Rocha. Emplacando bem seu infantojuvenil “Sofia” (editora Iluminuras) no Programa Nacional do Livro Didático, PNLD, ele lança agora seu mais novo “As aventuras de Ícaro”, pela mesma editora, para a mesma faixa etária. Rocha abdicou do lançamento formal e ele e a editora preferiram algo mais efetivo. E afetivo: uma campanha de leitura solidária.
Simples: cada leitor ou leitora que adquire o livro recebe um exemplar em casa e outro é enviado para uma escola pública, onde será entregue a um/uma estudante como presente de Natal. Resultado: não deu para quem quis. Em 24 horas, os cem exemplares especiais da promoção estavam esgotados. Cinquenta para os leitores, cinquenta para as escolas. As remessas começam a ser enviadas, hoje, dia 20, a tempo ainda de o exemplar poder figurar na árvore de Natal de quem recebe “As aventuras de Ícaro”. A entrega dos livros nas escolas, na Região Metropolitana do Recife, também começa a ser feita a partir desta quinta-feira, 22.
“Evoluímos muito até aqui para prescindirmos da leitura, sobretudo da leitura literária. E se transformamos isso em uma ação coletiva, solidária, que de alguma forma dê oportunidade a quem não teve ainda, é uma forma de instruirmos e educarmos, uma educação sentimental, também, ao mesmo tempo. Estou feliz com o momento”, diz Sidney que, neste 2022, recebeu seu doutorado honoris causa (UFPE) pelo conjunto de sua obra e também por conta de décadas de militância na educação pública, ligada à literatura.
SOBRE “AS AVENTURAS DE ÍCARO”
Reconhecido como um dos grandes escritores brasileiros contemporâneos, Sidney Rocha vem se aproximando do mais exigente público: o infantojuvenil. “As aventuras de Ícaro” é um romance sobre os grandes temas como a amizade e traz à tona temas atuais bem polêmicos como a verdade, as notícias falsas, e a formação crítica e os medos contemporâneos. “Adolescentes não têm medo da Perna Cabeluda. Mas da Mentira Cabeluda”, brinca o autor. “A literatura tem o dever de se aproximar desses temas, não para ‘formar’ ou ‘informar’, simplesmente. Mas para construir leitores e leitoras críticos.”
Neste ponto, “As aventuras de Ícaro” (96 páginas, Editora Iluminuras) é um romance para todas as idades. “Na verdade, esses divisões ou faixas são categorias que importam mais à crítica, ao mercado, etc”, diz ele. “Esse romance é sobre a infância, a juventude, a velhice, a morte e a vida. E também sobre a solidariedade, o que se casa bem com essa ação social. É o meu romance mais divertido e, ao mesmo tempo, mais grave”, completa.