Simpósio debate a Covid-19 e seus impactos locais e globais - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Simpósio debate a Covid-19 e seus impactos locais e globais

Entre os dias 18 e 20 de novembro, o Centro Universitário Estácio Recife promove o seu I Simpósio de Relações Internacionais, que terá como tema central a COVID-19 e seus impactos locais e globais. Entre os palestrantes estarão profissionais de referências nas áreas de Relações Internacionais, Ciência Política e Políticas Públicas e que vêm, ao longo deste ano, desenvolvendo agendas de pesquisa sobre a pandemia. Toda a programação será aberta ao público, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube RI Estácio Recife.

Hoje (17), acontece um evento pré-simpósio, que irá discutir o tema “América Latina: balanço do ano e perspectivas para o futuro”, às 14h. Participam da discussão Andres Malamud (Universidade de Lisboa), Júlio Rodriguez (UFSM) e Miriam Saraiva (UERJ), com mediação do coordenador do curso de Relações Internacionais da Estácio recife, Ian Batista.

Agenda TGI

Já no primeiro dia de simpósio, na quarta-feira (18), acontecem três apresentações. Às 14h, a programação será aberta com a mesa-redonda “Para além do ocidente: perspectivas regionais de enfrentamento à COVID-19”. Participam do debate a doutoranda em Estudos Africanos Mojana Vargas (UFPB), Renan Holanda (UFPB), pesquisador associado do Instituto de Estudos da Ásia, e Deijenane Santos (Estácio Recife), pesquisadora nas áreas de política externa brasileira para o Oriente Médio, com mediação do docente Leandro Teixeira.

Às 18h, a ONG Vozes da Educação apresenta os resultados do levantamento que analisou a situação da volta às aulas em 20 países, mapeando as práticas que deram certo nesta retomada. O trabalho foi feito de maneira independente, por meio de consultas em documentos governamentais, notícias de jornais e publicações de institutos de pesquisa locais e internacionais. Já às 20h, fechando o primeiro dia de evento, acontece o debate “Segurança e Defesa frente à COVID-19”. Participam Danielle Jacon Pinto (UFSC), Fábio Nobre (UFPB), além de Augusto Teixeira Junior (UFPB). Quem media é a docente Thalita Melo.

Na quinta-feira (19), às 14h, será transmitida a “Roda de Debate Sociedade Civil Organizada” com Yane Mendes, integrante da Rede Tumulto, coletivo formado por jovens periféricos que produzem ações provocativas na cidade do Recife construindo ações conjuntas com pessoas de diferentes favelas. Quem media o papo é Ian batista. Em seguida, às 18h, acontece o painel “Políticas Públicas em tempos de Pandemia”, com Lorena Barberia (USP), Gabriela Lotta (FGV) e Amanda Domingos (UFPE), com mediação de Rodrigo Lins.

E fechando a programação do evento, na sexta-feira (20), às 17h, acontece a mesa de lançamento do blog COVID-RI, com participação de Ian Batista e Rodrigo Lins, da Estácio Recife, e Rafael Baldrighi, da USP. E às 19h, José Antonio Cheibub (Texas A&M University), Gabriel Cepaluni (UNESP-Franca) e Rodrigo Lins (Estácio Recife) debatem o tema “Regimes Políticos e combate ao COVID-19”, com mediação da docente Nayanna Moura.

As inscrições para o I Simpósio de Relações Internacionais da Estácio Recife estão abertas e podem ser feitas pelo https://bit.ly/2IriMAx. Outras informações estão disponíveis no Instagram @ri_estaciorecife.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon