Ao contrário do chamado fast food (comida rápida), a nova gastronomia vem adotando o conceito de slow food que, traduzindo ao pé da letra, seria o equivalente à ‘comida lenta’. É uma prática que envolve apreciação da comida, a valorização do produtor e o meio ambiente. Essa é a tendência que vai nortear o 4º Abril pra Gastronomia, que acontece entre os próximos dias 26 e 28, nas cozinhas do campus Piedade da UniFG – integrante da rede internacional de universidades Laureate.
De acordo com a coordenadora do curso de Gastronomia da UniFG, Ângela Nankran, o festival é uma vitrine e, também, laboratório para os estudantes de Gastronomia experimentarem e testarem suas habilidades que aprenderam em sala de aula, criando receitas e pratos que serão avaliados por chefs de renome do mercado nordestino.
Este ano, “Slow Food: A Simplicidade do sabor” será o tema do evento, que busca debater e mostrar novas perspectivas para o setor. A programação contará com palestras, oficinas e batalha gastronômica, além de exibição de filme e apresentação cultural. As oficinas serão guiadas por chefs de peso da culinária nordestina, que interpretarão o conceito de slow food em diferentes áreas. Entre eles, Onildo Rocha, César Santos, Miau Caldas e Rivandro França. Na prática, o Slow Food envolve a escolha dos alimentos e a maneira de preparo, respeitando o meio ambiente e os produtores artesanais, com responsabilidade social.
Empreendedorismo social
Os empreendedorismos social e ambiental também serão abordados no 4º Abril pra Gastronomia. Hamilton Henrique, por exemplo, falará sobre seu projeto que busca aplicar comida saudável nas comunidades. Já Negra Linda, responsável pela mariscada do passeio de Catamarã da Ilha de Deus, explicará a importância do slow food na preservação do meio ambiente.
Estrutura
Reconhecido consecutivamente com a nota máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gastronomia da UniFG dispõe de um Centro Gastronômico de excelência, com estrutura de fogões industriais, freezers e refrigeradores, fornos combinados, utensílios e equipamentos de menor porte, buscando atender à demanda das disciplinas práticas e oferecer qualidade ao aprendizado do aluno. O laboratório conta com três cozinhas pedagógicas, sendo duas voltadas para a produção de quentes e frios e uma terceira voltada para panificação e confeitaria. Esta última também funciona como uma demokitchen, com bancada especial para demonstração, câmara e visor para projeção de aulas. Há ainda uma ambientação de Sala e Bar para atender às aulas de Coquetelaria e Técnicas de Bar, Serviços em A&B e Enologia. A estrutura envolve, ainda, vestiários masculino e feminino, que são específicos para os estudantes de Gastronomia.
#Confira abaixo a programação completa do Abril pra Gastronomia:
Dia 26/04 (quarta-feira):
– Palestra de abertura – Auditório
18h30 – Slow Food: A simplicidade do sabor – Chef Onildo Rocha
– Evento de abertura
20h30 – Jonatan Albuquerque (Mixolution) Leonardo Macedo (Mr. Smoke BBQ)
Dia 27/04 (quinta-feira):
-Palestra – Auditório
09h – Confeitaria Artística e Patisserie – Cássia Pereira
Oficinas – Cozinhas
09h – Chef Rivandro França
09h – Chef Fabrisa Silva
09h – Chef Duca Lapenda
11h – Negra Linda Geize da Ilha de Deus
11h – Chef Renato Valadares
11h – Chef André Falcão
19h – Chef Jonatã Canela
19h – Chef Alcindo Queiroz
19h – Chef Miau Caldas
Debates – Sala e Bar
11h – ELK; Cachaça Sanhaçú
Mostra de cinema – Auditório
14h – Sessão de Cinema Gastronômico – Profa. Catarina Andrade
28/04 (sexta-feira)
–Palestras de encerramento – Auditório
– 19h: Boa Lembrança – Chef César Santos
– 20h: Alimentação saudável para todos – Hamilton Henrique – Saladorama
Oficinas – Cozinhas
– 09h – Chef Carla Chakrian
– 09h – Chef Claudinha Luna
Batalha Gastronômica – Cozinha
– 09h – Batalha Gastronômica
Debates – Sala e Bar
– 09h – Jonatã Canela – Planejando Cardápios
– 13h – Agostinho Lopes – Enologia
Apresentação
– 18h30 – Apresentação Cia de Dança Nativos
-19h – Palestra Boa Lembrança, com Chef Cesar Santos
-20h – Palestra: Alimentação saudável para todos, com Hamilton Henrique – Saladorama.