Pernambuco sedia, nesta quinta e sexta-feira (3 e 4 de outubro), a reunião do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste, que conta com representantes de todos os Estados da região. O evento acontece no Museu do Estado de Pernambuco, no Recife, e discute, entre variados temas, a entrada de pautas da agenda da Cultura no Consórcio Nordeste, articulação entre as unidades federativas da região iniciada no mês de agosto, que funciona como um bloco apartidário para gestão de recursos, integração de políticas públicas e capitação de parcerias internacionais.
Entre as presenças confirmadas, está a do secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, além do presidente do Fórum e secretário de Cultura da Bahia, Arany Santana. O secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto, dará as boas-vindas aos participantes, a partir das 9h30. Durante os dois dias do evento, os secretários e dirigentes do Nordeste terão intensa agenda de reuniões, palestras e encaminhamentos.
O secretário de Cultura de Pernambuco Gilberto Freyre Neto adianta que o principal ponto a ser tratado no encontro será a discussão sobre a entrada das pautas da Cultura, que podem ser comuns a todos os estados, no Consórcio Nordeste. “Estamos recebendo o Carlos Gabas para começar a discutir as possibilidades e ver de que forma, a partir de acordos em comum, podemos a médio e longo prazo destravar ou mesmo baratear alguns fluxos, produtos e serviços que são essenciais ao fomento da cultura em nossa região”, coloca Gilberto. Outras pautas que serão discutidas no encontro são: censura às artes e cultura, atuação das gestões de cultura no Legislativo e programas federais como Cultura Viva e Ancine.
Sócio da PwC Brasil participa do fórum
O sócio da PwC Brasil escritório Recife, Vinícius Rêgo, foi convidado para compor a mesa de abertura do evento e falar um pouco sobre o conhecimento que tem, a partir do estudo feito pela PwC, sobre a Economia do Mar e como isso pode estar interligado com a cultura local. O Fórum tem como objetivo discutir o desenvolvimento e a fomentação da economia por meio da cultura, tão presente nos estados nordestinos alinhado ao Consórcio dos Governadores do Nordeste.