A healthtech pernambucana Neurobots foi reconhecida com um prêmio na “G20 Digital Innovation Network”, a conferência dos países do G20 sobre Inovações Digitais. A startup – que havia sido indicada como uma das três representantes brasileiras no setor de saúde para participar do evento – saiu de Bali, na Indonésia, como vencedora. A empresa desenvolveu soluções com foco na reabilitação motora de pessoas que sofreram AVC.
“Esse prêmio veio em um momento muito importante para a gente, de expansão para a Ásia. Foi uma abertura de portas muito grande. O prêmio nos colocou em evidência, foi uma espécie de chancela por parte do evento, e quem estava por lá já veio logo querendo nos conhecer”, diz Dantas, o CEO da startup, que esteve no evento no País asiático. Durante a conferência, grandes nomes da área de tecnologia, a exemplo do ministro das Comunicações da Indonésia, Johnny G Plate, estiveram presentes.
A empresa pernambucana, inclusive, está participando de um programa de aceleração na Coreia do Sul, o Startup Grand Challenge, promovido pelo próprio governo local para atrair startups. Um dos objetivos do pernambucano em solo asiático é de avançar na internacionalização da solução desenvolvida pela Neurobots. As experiências na Coreia do Sul e na Indonésia impulsionam os planos da empresa de se tornar uma referência global em reabilitação neurológica.
Os serviços da healthtech já possuem demandas de Portugal, Espanha, França, Canadá e Marrocos, mas os primeiros passos das soluções made in PE em solo estrangeiro devem ter como destino a Coreia do Sul a partir dessa experiência de imersão. Atualmente, a startup brasileira tem suas soluções utilizadas por terapeutas parceiros que atuam em 170 clínicas de 23 estados do Brasil. O principal equipamento da startup é o Exobots, uma espécie de exoesqueleto que promove a reabilitação do membro superior de pessoas que sofreram AVC através de uma Interface Cérebro Máquina. Uma técnica que é nove vezes mais efetiva que as terapias convencionais.