Startup Pernambucana Vence Prêmio Nacional De Empreendedorismo Jovem - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Startup pernambucana vence prêmio nacional de empreendedorismo jovem

Alunos do Ensino Médio do Colégio Fazer Crescer, no Recife, conquistaram o título de campeões do prêmio Jovens Challenge, do programa Jovens For Schools, realizado em São Paulo nos dias 13 e 14 de setembro. A startup criada pelos estudantes Mateus Alves, Guilherme Freitas e Nicolas Gattás, chamada Navita Connect, tem como objetivo democratizar o acesso à energia limpa e reduzir custos para os consumidores. O reconhecimento rendeu ao trio a oportunidade de conhecer o Vale do Silício, na Califórnia.

Na disputa, oito startups finalistas de todo o Brasil apresentaram seus projetos. Os pernambucanos se destacaram ao mostrar uma solução que conecta geradores de energia limpa a consumidores comuns, oferecendo até 20% de economia na conta de luz. A apresentação encantou os avaliadores Breno Perrucho e Juaréz Júnior, cofundadores do Jovens For Schools, que destacaram o impacto social e inovador do projeto.

Segundo o professor orientador Kerley Muniz, “de um lado, temos geradores com recursos sendo desperdiçados. Do outro, temos uma mãe de três filhos no interior de Pernambuco que sofre para pagar a sua conta de luz. Esse desperdício poderia ser mais comida na mesa dessas famílias. Esse desperdício é uma oportunidade de elas viverem uma vida mais digna. Falta acesso, falta conexão, falta informação. É aí que entramos. Nós, da Navita Connect, unimos todas as etapas desse processo por meio de um aplicativo simples, rápido e acessível”. A startup já planeja validar o projeto com 100 usuários reais, consolidar parcerias com usinas solares e beneficiar um milhão de pessoas nos próximos cinco anos.

A proposta da Navita Connect está alinhada com a Medida Provisória 1300/2025, que cria o Mercado Livre de Energia e permitirá, até 2027, que qualquer pessoa escolha sua fonte de energia. “Incentivamos a produção de energia mais sustentável, mais limpa e mais barata. O que nos leva à nossa terceira frente, que é a frente econômica. Com a venda de créditos de energia, nós conseguimos reduzir em até 20% a conta dos nossos clientes, gerando deflação dos preços do setor. Com poucos cliques na tela do seu celular, nossos clientes conseguem escolher sua fonte de energia, como um ‘Ifood’ de energia: mais barato, mais simples e mais justo; ainda mais com mercado em franca expansão”, disse Mateus Alves.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon