(Com informações do Complexo de Suape)
No encerramento da Semana do Meio Ambiente de Suape, cerca de 100 pessoas, incluindo pescadores, membros das comunidades locais, colaboradores da estatal e especialistas na área, reuniram-se no auditório do edifício-sede da estatal. O evento, intitulado Agenda Azul, teve como foco principal a discussão sobre a “Economia dos Mares” e apresentou projetos estruturadores para a região, como o Observatório da Pesca Artesanal e o Planejamento Espacial Marinho.
A cerimônia contou com a presença de Karla Godoy, secretária-executiva da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Marcio Guiot, diretor-presidente do Porto de Suape, e Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade da estatal. Karla Godoy destacou a importância do que está sendo desenvolvido em Suape, destacando que serve como um exemplo para a gestão estadual implementar em outros lugares.
“As agendas servem para debatermos pautas importantes para a região em que o complexo está instalado. A Economia dos Mares é de grande relevância para as comunidades do entorno e os impactos dos projetos debatidos aqui são importantes para o desenvolvimento sustentável da estatal, fomentando a economia do Estado e do Nordeste”, disse Marcio Guiot.
O Observatório de Pesca Artesanal é uma plataforma aberta e contínua que visa discutir os propósitos, desafios e oportunidades relacionados ao setor pesqueiro no território do complexo. Além de apoiar a implementação de políticas voltadas para a pesca artesanal, o espaço servirá como um fórum para debater os impactos sociais e ambientais decorrentes das atividades pesqueiras. Seu objetivo é promover o diálogo constante entre os diferentes elos da cadeia produtiva, estimular a formação de consenso em questões relevantes para o setor e incentivar a produção, beneficiamento, comercialização e consumo de peixes provenientes da região.