Uma embarcação da maior classe de navios gaseiros em operação no mundo está atualmente atracada no Porto de Suape. O navio chamado Harzand, fabricado na China, possui impressionantes 230 metros de comprimento e 36,6 metros de largura. Atualmente, encontra-se no Píer de Granéis Líquidos 3B, onde descarregará 52.200 toneladas de gás liquefeito de petróleo (GLP) para abastecer o mercado regional. A previsão é de que a desatracação ocorra nesta terça-feira (4) à noite, com destino a Houston, no Texas, Estados Unidos.
“Receber navios desse tipo faz com que Suape se destaque, cada vez mais, no mercado internacional. A movimentação do GLP, o gás de cozinha, também é responsável pelo crescimento do volume de cargas transportadas pelo atracadouro pernambucano, que cresce exponencialmente. Esperamos receber embarcações desse porte mais vezes”, destacou o diretor-presidente do Complexo de Suape, Marcio Guiot.
O Porto de Suape é líder nacional na movimentação de granel líquido, especialmente gás liquefeito de petróleo (GLP). Em 2022, esse setor registrou o transporte de 17,8 milhões de toneladas, o que representou cerca de 72,1% do total de carga movimentada em Suape, que atingiu 24,7 milhões de toneladas.