A Super Mix, maior feira setorial do Norte/Nordeste de atacadistas e supermercadistas, acontece de 21 a 23 de agosto, no Recife embalada pela perspectiva da retomada de crescimento do consumo. “Estamos confiantes de que esta 13ª edição da feira será um sucesso, porque o setor voltou a crescer um pouco. No primeiro semestre, este crescimento foi de 1% em relação ao anterior, e temos percebido que o consumidor está comprando mais”, estima José Luiz Torres, presidente da Aspas (Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores).
Apesar da confiança, os organizadores não avaliam o volume de negócios que a feira poderá gerar. Mas a coordenadora do evento, Paula Valéria acreditam que alcance “alguns milhões”, baseando-se no resultado da versão itinerante do evento que foi realizada neste ano em Petrolina, Salgueiro, Caruaru, Carpina, Palmares e Surubim que gerou R$ 2 milhões.
Cerca de 100 expositores, incluindo algumas empresas de food service, tecnologia, limpeza, saúde e beleza, participam do evento,que terá como tema “Agentes de distribuição fortalecendo o Brasil”. Promovida pela Aspa e Apes (Associação Pernambucana de Supermercados), a Supermix será no Centro de Convenções de Olinda e entre os destaques estão os painéis com palestras sobre o tema: Futuro, negócios e Gerações. Um dos palestrantes será o ator e produtor rural Marcos Palmeira, que tem experiência de 20 anos na produção de alimentos orgânicos na sua fazenda, Vale das Palmeiras. Ele abordará o crescimento desse mercado no País e a importância do nicho atacadista e varejista na palestra “O futuro é orgânico”. Outro destaque é a palestra do diretor de negócios da GS1 Brasil, Nilson Gasconi, que falará sobre a rastreabilidade dos alimentos, que permite evitar a produção e distribuição de produtos fora da qualidade satisfatória para consumo.
O Mercado Modelo, que foi um dos espaços mais visitados em 2017, volta à feira com um conceito ainda mais inovador. Além de um ambiente com equipamentos, design e layoutização para supermercado e varejo, o local contará com uma cafeteria conceito. “Nosso objetivo é mostrar aos supermercadistas como se oferece uma boa experiência de compra, com a melhor exposição dos produtos, uso da tecnologia e a organização ideal da loja. Os supermercados e mercadinhos vendem os mesmos produtos, mas poucos ainda se preocupam em melhorar a experiência do usuário na loja e isso é decisivo para fazer com que ele volte ou não ao local. Com a cafeteria, vamos abordar o marketing sensorial, estimulando a compra pelo aroma, o olfato, diretamente ligado às emoções”, destaca a especialista em neuromarketing Mônica Leão.
Ela também vai ministrar a palestra “Você seria o seu próprio cliente?”. O público poderá participar ainda de um talk show apresentado pelo jornalista Fernando Castilho, que entrevistará empresários que se destacaram em suas áreas de atuação. O presidente da Compare Distribuidora, Heraldo Menezes; o superintendente do Banco do Nordeste, Ernesto Lima Cruz; o diretor corporativo de marketing da M. Dias Branco, Martim Bernardara; o CEO do Grupo Dinâmica, Francisco Mourato e o CEO da Jodibe, Murilo Duque serão os entrevistados. “A ideia é que esses empresários de sucesso contem suas histórias e como fizeram para superar os desafios e conquistarem mercado”, explica a coordenadora da Super Mix, Paula Valéria.
A Bunge Alimentos ainda realizará na feira workshops sobre panificação, confeitaria e pastelaria nos três dias de feira. O curso acontecerá às 18h e às 20h, com uma capacidade de 30 pessoas por turma, totalizando 270 participantes. No workshop, serão abordadas a fermentação natural e a versatilidade da massa folhada e a importância desses serviços para o fluxo de pessoas para o varejo, aumentando o ticket médio do cliente.
INCLUSÃO SOCIAL
Em parceria com o movimento Down+, a feira disponibilizará profissionais com Síndrome de Down para atuar na recepção do público e dois chefes estarão preparando receitas no workshop organizado pela Bunge, junto com uma deficiente visual. O projeto, que acolhe meninos e meninas a partir dos 15 anos, dá treinamento e insere pessoas com Down no mercado de trabalho há três anos. Idosos, cadeirantes e pessoas com outras deficiências físicas também integrarão o staff da feira.
“Esse espaço que a Super Mix oferece é importante porque coloca os meninos em contato com vários profissionais. É nos eventos que eles podem mostrar que não há impedimento para que trabalhem como qualquer outra pessoa, respeitando os seus limites cognitivos”, diz a coordenadora do projeto, Elena Filinkoski.
SUSTENTABILIDADE
Outra bandeira defendida pela feira de negócios Super Mix é a da sustentabilidade. Uma das parcerias importantes é com o Sesc Nacional, que mantém o Banco de Alimentos Mesa Brasil, programa que capta doações de alimentos e produtos em boas condições de uso, que não são expostos nas prateleiras dos supermercados. Na edição de 2017, foram arrecadados quase 2,5 mil quilos de alimentos, bebidas e materiais para higiene e limpeza.
Igualmente importante é o projeto “Mundo limpo, vida melhor” da Asa Indústria e Comércio. A ação conscientiza da importância da coleta responsável e da reciclagem do óleo de cozinha, altamente danoso para o meio ambiente.
Serviço:
13ª SUPER MIX – 21 a 23 de agosto, das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Olinda (Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho – Olinda). Inscrições e mais informações pelo www.feirasupermix.com.br