Evento Empresa Pro reconhece 21 estabelecimentos que contrataram adolescentes como aprendizes, oferecendo oportunidades e transformando vidas
Em celebração ao mês da juventude, a Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco promove, no próximo dia 20 de agosto, a cerimônia de certificação do Empresa Pro. A iniciativa, coordenada pelos setores de Combate ao Trabalho Infantil e Inserção de Aprendizes no Mercado de Trabalho, reconhece empresas que abriram oportunidades de aprendizagem para adolescentes que vivenciaram situações de trabalho infantil. O evento será realizado às 10h, no auditório da Superintendência, na Av. Agamenon Magalhães, 2000, no bairro do Espinheiro, no Recife.
Este ano, 21 estabelecimentos públicos e privados receberão o certificado “Empresa que contribuiu para Proteger, Promover e Profissionalizar Adolescentes e Jovens Egressos do Trabalho Infantil em Pernambuco, ao contratá-los como jovens aprendizes (Empresa PRO)”. Ao todo, 33 adolescentes foram contratados em 2024, conquistando novas perspectivas de vida. “Esse evento anual, realizado desde 2012, já certificou mais de 200 estabelecimentos que acreditaram no potencial de cerca de 400 adolescentes e jovens ao longo desse período!”, informa a auditora Simone Brasil, coordenadora da aprendizagem na SRTE Pernambuco.
Para conquistar o reconhecimento, as empresas precisam contratar um ou mais adolescentes do banco de dados do trabalho infantil administrado pela superintendência e cumprir integralmente sua cota de aprendizagem. Neste ano, três estabelecimentos deixarão de ser certificados por não atenderem a esse requisito. A certificação busca reforçar que a aprendizagem é o caminho mais seguro e digno para retirar jovens do trabalho infantil e inseri-los formalmente no mercado de trabalho.
O desafio, no entanto, ainda é grande. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram que, em julho de 2025, o Brasil tinha potencial para contratar 1,11 milhão de aprendizes, mas apenas 648,4 mil (58,41%) tiveram acesso a essa oportunidade. Em Pernambuco, das 35.690 vagas potenciais, apenas 20.288 (56,85%) foram preenchidas. “Esse número refere-se à cota mínima de 5%! Poderíamos chegar a mais de 107 mil adolescentes e jovens contratados no Estado, caso a aprendizagem fosse cumprida em sua cota máxima de 15%”, destaca Simone.
Serviço:
Evento de Certificação Empresa Pro
Data: 20 de agosto de 2025, às 10h
Local: Auditório da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco – Av. Agamenon Magalhães, 2000, Espinheiro, Recife.