A iniciativa faz parte da turnê internacional “Música Rural”, que vai passar pelo Recife e Zona da Mata Norte do Estado, entre os dias 14, 15, 16, 18 e 21 de julho. O acesso do público é gratuito
Nesta sexta-feira, dia 14, o Teatro de Santa Isabel abrirá suas cortinas para um espetáculo musical inédito. O palco receberá a união das tradições dos grupos e artistas da cultura popular da Zona da Mata Norte, juntamente com um grupo de tunas académicas portuguesas, formado por estudantes universitários de Portugal. O espetáculo, que combina influências musicais pernambucanas com a cultura portuguesa, será gratuito e terá início às 20h.
Essa iniciativa faz parte da turnê internacional intitulada “Música Rural”, composta por mestres e brincantes do maracatu rural, coco de roda e ciranda. Em 2022, a turnê circulou pela Europa e, este ano, faz as honras da casa recebendo o “TUN’ ao Brasil”, liderado pela Desertuna, um conjunto formado por estudantes da Universidade da Beira Interior, localizada na cidade de Covilhã. Os membros da Desertuna tocam instrumentos de corda, como violão, bandolim, cavaquinho, acordeão, percussão, trompete e contrabaixo, além de cantarem em harmonia. O espetáculo no Teatro de Santa Isabel marca o início de uma importante parceria musical e artística entre o Brasil e Portugal. Para celebrar esse momento, foi elaborada uma agenda cultural repleta de apresentações gratuitas que percorrerão várias regiões de Pernambuco.
Ao todo, a Desertuna, composta por aproximadamente 17 integrantes, se juntará a diversos mestres da cultura popular da zona canavieira para realizar cerca de cinco apresentações em Pernambuco. Além do Teatro de Santa Isabel, a turnê se apresentará no sábado, dia 15, no Paço do Frevo, localizado no Bairro do Recife, às 17h. No domingo, dia 16, os artistas irão para a Zona da Mata, berço da cultura popular, onde se apresentarão no Museu Comunitário Poço Comprido, situado na Zona Rural de Vicência, às 15h. Na terça-feira, dia 18, será a vez dos moradores de Lagoa de Itaenga prestigiarem o espetáculo musical, que contará com a participação da Família Caboclo, às 20h. A agenda cultural também inclui uma aula-show na sexta-feira, dia 21, no Instituto Ricardo Brennand, localizado no bairro da Várzea, no Recife, em conjunto com o Mestre Josivaldo Caboclo. A turnê prosseguirá até o dia 21 deste mês, com várias atividades programadas em todo o estado.