Tecnologia educacional potencializa o aprendizado – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Tecnologia educacional potencializa o aprendizado

Quem tem filhos em idade escolar ou quem lida de alguma forma com Educação já viu ou ouviu falar em aulas de Robótica. Ou souberam daquelas aulas que se usam blocos e materiais LEGO® Education. Ou ainda, das aulas nas quais os alunos vivenciam na prática, de forma lúdica e proativa, o que é passado na teoria. É nesse contexto onde entra a Viamaker, empresa que fornece, através da robótica e de metodologia própria, subsídios tecnológicos e psicopedagógicos para preparar o aluno para resolver problemas, de forma independente ou em equipe. Formada através de uma parceria entre empresa pernambucana de educação e mais duas do Rio de Janeiro e de São Paulo, a ViaMaker integra novas tecnologias ao ensino tradicional, sendo referência nacional em Robótica.

Pautada na cultura maker, ou seja, no “faça você mesmo”, a empresa conta com programas voltados ao público da Educação Infantil ao Ensino Médio, passando por cursos técnicos, universitários e também corporativos. O carro-chefe da empresa atualmente é o programa curricular Astromaker, por meio deste, os alunos utilizam os produtos da LEGO® Education e trabalham em equipe, sempre com a metodologia maker, ou seja, colocando o aluno como protagonista do seu aprendizado.

As aulas do programa são organizadas em três etapas: Explorar (momento de conexão do conhecimento já adquirido com o novo), Criar (momento em que alunos realizam montagens, levantam hipóteses e possibilidades, propõe soluções, programam) e Compartilhar (analisar, refazer, trocar, registrar). A proposta é que o aluno, além de ser usuário, seja também construtor de tecnologia e construtor de sua própria aprendizagem. Essas competências são desenvolvidas através de atividades práticas que abrangem conteúdos curriculares como ciências, matemática e engenharia em um contexto tecnológico.

Empresa

A Viamaker é fruto da parceria entre três empresas de estados diferentes (PE, RJ e SP) que já trabalhavam com educação tecnológica e materiais LEGO® Education. Com escritórios em Recife, Fortaleza, Sorocaba e Rio de Janeiro, esses parceiros juntaram suas ideias e propostas, tornaram-se sócios e, em 2015, fundaram a ViaMaker Education. Com um conceito idealizado e a paixão pela educação e pela tecnologia, levaram à risca o “faça você mesmo” e se empenharam em fazer sua própria empresa. Incluindo na empreitada, a criação de todo o conteúdo pedagógico a ser utilizado nas aulas.

A Viamaker no Nordeste, também responsável por toda região Norte, é composta pelo vice-presidente Émerson Mendes, a diretora pedagógica Janaina Carvalho, o diretor técnico Ebrahim Rocha e o diretor de negócios Márcio Domingos.

A grande inovação da Viamaker, é, além da educação tecnológica, a inserção da robótica a partir do 2º ano do Fundamental, utilizando o conjunto tecnológico da LEGO® Education WEDO 2.0. Outro pilar importantíssimo da empresa é a formação dos professores que ministram a aula do programa, para que estejam aptos e seguros, além de uma assessoria presencial para acompanhamento de aulas, estudos in loco, formação continuada, planejamento de eventos, reuniões e oficinas de pais e apoio institucional.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon