A tecnologia facilita a nossa vida, mas cuidado ela pode te causar dor - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

A tecnologia facilita a nossa vida, mas cuidado ela pode te causar dor

Revista algomais

Dos idosos a criançada, em pleno século XXI, é difícil quem não tenha se rendido as vantagens e velocidade da tecnologia e não passe horas conectado em smartphones, tablets ou notebooks. De acordo com o levantamento 2018 Global Digital¹, o brasileiro é o povo mais conectado do mundo. Mas esses eletrônicos que facilitam a nossa comunicação e acesso à informação, também podem trazem males visíveis ao nosso corpo. É cada vez mais comum presenciar pessoas cometendo erros de postura, que no longo prazo podem causar sérios problemas para a saúde. Atenta a situação, a médica especialista em dor Denise Katz (CRM 63548-SP) faz um alerta para as principais dores causadas pela tecnologia e sugere como minimizá-las.

Ombro contraído e dores no pescoço e nas costas, cervical e lombar
Para olhar o celular é comum mantermos a cabeça flexionada para baixo, na direção do queixo, sobrecarregando a coluna cervical. Essa postura incorreta, popularmente conhecida como pescoço de texto, pode causar além de uma forte tensão no pescoço, também dores nas costas. Fique atento à sua postura e mantenha aparelhos eletrônicos na altura dos olhos!

Agenda TGI

Dor nas mãos
Praticamente todos os eletrônicos exigem muito esforço repetitivo de nossas mãos, podendo causar inflamações e, consequentemente, dores no pulso; dorso das mãos e dedos. Faça pausas durante o dia nas atividades em que você utiliza o eletrônico e alongue as mãos e região do punho.

Dor de cabeça
O excesso de contato com a luz do celular e a tensão no pescoço, que a má postura causa, podem desencadear também dores de cabeça. Para evitar o incomodo é recomendado novamente o ajustar de postura e diminuir o tempo de exposição à luz azul violeta.

“Como não podemos eliminar os eletrônicos da nossa rotina, o mais plausível é utilizá-lo com cuidado. Isto é, com postura mais correta possível e por um tempo adequado. Incluir pausas e alongamentos das mãos, pescoço e costas faz toda a diferença. A prevenção ainda é o melhor caminho.
Agora, quando a dor já se fizer presente é recomendado ameniza-la com analgésicos, por exemplo, os a base de Ibuprofeno que possuem eficácia para dores de cabeça, costas e musculares”, explica a médica especialista em dor.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon