*Houldine Nascimento
Um rosto que tem aparecido cada vez mais com destaque no cinema brasileiro é o da atriz e dramaturga mineira Grace Passô (“Praça Paris”). Nesta sexta-feira (18), ela será homenageada na abertura da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). Não haveria momento mais oportuno para a estreia, no circuito comercial, do filme “Temporada”, que é protagonizado por Grace e foi bastante premiado até aqui.
Entre os destaques, estão os cinco Candangos conquistados no Festival de Brasília, em 2018: Melhor Filme, Atriz (Grace), Ator Coadjuvante (Russo Apr), Direção de Arte e Fotografia. Além disso, Passô recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Torino. Pela Sessão Vitrine Petrobras, o novo longa-metragem de André Novais Oliveira – diretor de “Ela volta na quinta” – ganha espaço nas salas de cinema do Brasil a partir desta quinta-feira (17).
Para a trama de “Temporada”, Novais decidiu lançar luz sobre a trajetória de Juliana (Grace). Para assumir o posto de agente de endemias, ela tem de deixar Itaúna, no interior de Minas, e se mudar para Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na cidade grande, Juliana vai conhecendo pessoas e vivenciando novas situações. Um exemplo é a amizade com Russão (Russo), seu divertido colega de trabalho.
Em compensação, o relacionamento com o marido enfrenta dificuldades. Também vamos conhecendo algumas experiências marcantes da protagonista. A construção da narrativa e dos personagens é feita de uma forma bastante natural. Passô defende sua Juliana com muita dignidade e parte do êxito dessa obra está relacionada à sua presença.
*Houldine Nascimento é jornalista