O Duolingo Doctoral Awards, premiação que apoia os estudantes de doutorado com especialização em linguagem em todo o mundo anunciou uma prrmiada com sotaque nordestino. "A sergipana Chaina Santos Oliveira foi a única
brasileira premiada entre os 12 vencedores de 2020, o que é um grande orgulho para o nosso país. Sua tese sobre síntese e reconhecimento da fala, que possivelmente será aplicada para avaliar as habilidades de fala e compreensão de quem faz o Teste de Inglês do Duolingo, levou um dos prêmios de U$ 5 mil, que a ajudarão a financiar sua pesquisa e a participar de congressos internacionais", conta Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.
O prêmio, que acontece desde 2015, reconhece projetos com soluções que podem ser aplicadas ao Duolingo English Test, exame de proficiência em inglês acessível e remoto, e aceito em mais de três mil universidades internacionais (entre elas, Yale, Columbia e Universidade de Nova York). Desenvolvido por humanos, Inteligência Artificial, gamificado e gratuito, o Duolingo tem o Brasil como segundo maior mercado para a marca. O app oferece um total de 98 cursos com cerca de 40 idiomas distintos e seis cursos para falantes de português: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e esperanto.
A aluna do Doutorado em Ciências da Computação da Universidade Federal de Pernambuco tem 29 anos e já usou o Duolingo para aperfeiçoar o inglês antes de um intercâmbio. Atualmente, Chaina usa o app para aprender francês.