Exibições de longas, curtas e médias-metragens pernambucanos e nacionais, além de oficinas e debates compõem a programação do 14º Festival de Cinema de Triunfo, que acontece de hoje (28 de agosto) a 2 de setembro na cidade sertaneja. Promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Fundarpe, o evento acontece no belo Theatro Cinema Guarany que festeja este ano o seu centenário.
Entre os longas estão Terruá Pará (de Jorane Castro), Diaspóricas (de Ana Clara Gomes), Marcos (de Filipe Codeço), Rama Pankararu (de Pedro Sodré), Além da Lenda (de Marília Mafé e Marcos França) e Fim de Semana no Paraíso Selvagem (de Severino). As programações de curtas e médias dividem-se nas categorias curta e média-metragem pernambucano, dos Sertões, nacional e infanto-juvenil.
A oficina Outros Sertões e o Minuto, ministrada pela produtora cultural, poeta e cineasta, Mila Nascimento, fará uma imersão para jovens de Triunfo em cinema, trazendo reflexões teóricas e práticas do fazer audiovisual para lançarem novos olhares sobre o Sertão. Será de 28 de agosto a 2 de setembro na Fábrica de Criação Popular, no Sesc.
A programação ainda conta com uma visita guiada ao Theatro Cinema Guarany, realizada pelo coletivo CineRuaPE, e a Mostra Judith Quinto, realizada pelo Sesc/Fecomércio/Senac, ambas no sábado. No dia seguinte, também haverá debates com os realizadores, na Praça do Avião.