Setor turístico avança no estado enquanto principal terminal aéreo projeta fechar o ano com mais de 9,8 milhões de viajantes
O turismo de Pernambuco encerra 2025 com indicadores robustos de crescimento. Entre janeiro e outubro, a receita do setor avançou 10,5%, acompanhando a expansão do volume de atividades turísticas, que cresceu 3,7% na comparação com 2024. No mesmo ritmo, o Aeroporto Internacional do Recife já movimentou 9.035.196 passageiros entre janeiro e novembro, reforçando o papel da conectividade aérea na consolidação do estado como destino turístico estratégico do Nordeste.
Superação dos níveis pré-pandemia
Na comparação histórica, Pernambuco apresenta desempenho acima dos patamares registrados antes da crise sanitária. Em relação ao acumulado de janeiro a outubro de 2019, o volume de atividades turísticas cresceu 9,0%. A receita do setor atingiu um marco histórico, com alta de 54,2% frente ao período pré-pandemia, evidenciando a recuperação e a maturidade do destino no cenário nacional.
Estratégia, promoção e competitividade
De acordo com relatório da Empetur, os números refletem a efetividade das estratégias de promoção do destino, além dos investimentos em infraestrutura e conectividade aérea. Para o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, Pernambuco vive um novo momento.
“Estes números mostram que Pernambuco não apenas recuperou o fôlego, mas está operando em um novo patamar de competitividade no cenário nacional, como destaca o relatório do SEP. Com a chegada do verão, temos a oferecer o melhor de nossas belezas naturais, históricas, gastronômicas e também o calor do nosso povo. Estamos preparados para receber turistas de todas às partes do mundo neste período de alta estação. O conjunto desses fatores aumenta a geração de emprego e renda, contribuindo com o desenvolvimento econômico do Estado. Pernambuco é naturalmente incrível”.

Crescimento consistente do Aeroporto do Recife
O Aeroporto Internacional do Recife mantém trajetória ascendente ao longo de 2025. Apenas em novembro, o fluxo de passageiros cresceu 7,05% em relação ao mesmo mês de 2024 e 20,17% na comparação com novembro de 2019. No acumulado de janeiro a novembro, o crescimento é de 3,37% frente a 2024 e de 13,82% em relação ao período pré-pandemia, com projeção de fechar o ano acima de 9,8 milhões de passageiros.
Malha internacional e perspectivas para a alta estação
A expansão da malha aérea internacional tem sido o principal motor do crescimento do terminal. Em novembro de 2025, o fluxo internacional avançou 45,44% na comparação anual e 31,17% frente a 2019. No acumulado do ano, o aumento chega a 32,73% em relação a 2024 e 7,06% ante 2019, segundo dados da AENA Brasil. Sobre o cenário positivo, Kaio Maniçoba destacou: “Estamos vivendo um ano muito positivo que tende a melhorar os resultados positivos com a chegada do verão. Pernambuco pode oferecer aos visitantes belezas naturais, muita história, uma gastronomia peculiar e nossa receptividade. São esses fatores que impulsionam a nossa economia e aumentam a geração de emprego e renda. Convidamos todos os turistas a conhecerem o estado de Pernambuco, naturalmente incrível”.
