O Laboratório de Medicamentos, Tecnologias, Energias e Soluções Ambientais (LaMTESA) do Departamento de Química da UFRPE, iniciou alguns estudos sob a coordenação dos professores Alex Souza Moraes e Jandyson Machado Santos acerca das crescentes ocorrências de óleo nas praias de Pernambuco. Essas amostras coletadas em todo litoral pernambucano estão sendo utilizadas para caracterização química visando o monitoramento dos danos ambientais causados pela exposição do material à flora e fauna presentes nas praias, estuários e rios da região.
Os pesquisadores alertam que esse material encontrado nas praias que se assemelha a óleo cru pesado é constituído principalmente por hidrocarbonetos que alguns deles são conhecidos por sua elevada toxicidade sendo nocivos à saúde humana, inclusive salientando a necessidade do uso de EPI´s adequados por parte das equipes de limpeza para evitar contato ou inalação. Vale a pena ressaltar que mesmo a mancha de óleo sendo removida, ainda é possível que muitos outros compostos tóxicos possam migrar para os sistemas aquáticos, atingindo a cadeia alimentar destes ecossistemas.
O projeto vem se fortalecendo com as crescentes parcerias de entidades e pesquisadores interessados, inclusive com a recente visita do biólogo Felipe Gustavo de Medeiros Brayner, que forneceu novas amostras de óleos coletados no litoral sul do estado, complementando e impulsionando esse esforço investigativo.
(Da Ascom da UFRPE)