Em homenagem a um ano de inauguração da Cinemateca Pernambucana, o Cinema da Fundação/Museu exibe o filme A Filha do Advogado (1926), de Jota Joares. Após a exibição, será realizado um debate com o professor e pesquisador Paulo Cunha, da Universidade Federal de Pernambuco, respeito do filme e a produção do Ciclo do Recife, um dos mais importantes momentos para o cinema regional na década de 1920.
Na obra de Jota Soares, o advogado Dr. Paulo Aragão (Norberto Teixeira), antes de seguir viagem para a Europa, conta seu segredo ao amigo jornalista Lúcio (Euclides Jardim): tem uma filha biológica, Heloisa (Guiomar Teixeira), que vive com a mãe numa casa da fazenda de Paulo. Lúcio fica com a incumbência de providenciar a mudança delas para a capital. Ele então entra em contato com Heloisa e a mãe dela, Lucinda (Jasmelina
de Oliveira) e, com a chegada das duas, Heloisa e Lúcio começam discreto namoro. Ela e a mãe vão ter que enfrentar a ganância de diversas pessoas, entre elas Helvécio (Jota Soares), também filho do Dr. Paulo Aragão, e Gerôncio (Ferreira de Castro ), o empregado.
Com produção de João Pedrosa da Fonseca e roteiro de Ary Severo, a ficção silenciosa foi filmada em Recife e segue o gênero dramático. O longa-metragem apresenta também letreiros com vinhetas desenhadas pelo pintor e caricaturista, Fausto Silvério Monteiro.
Serviço
A FIlha Do Advogado
Local: Cinema do Museu
Dia: Sábado (30/03)
Horário: 16h
Classificação Indicativa: Livre
Entrada gratuita