É cada vez mais comum crianças morarem em apartamentos que não oferecem muito espaço para brincar e as regras do condomínio, muitas vezes, são rígidas não dando liberdade aos pequenos nas suas brincadeiras. Foi pensando nessa situação que surgiram empresas especializadas em oferecer espaço e estrutura de profissionais para que as crianças possam ter momentos de recreação.
O Novo Quintal, situado no bairro do Pina, surge com a proposta de ser um local para a família poder compartilhar a brincadeira junto com a criança. “O nosso objetivo nesse espaço é que ela se sinta livre para brincar com o que quiser, sem ter um adulto ditando as regras”, explica Maria Fernanda, uma das sócias.
O local oferece um ambiente lúdico, no qual, a única norma estabelecida é de tirar os sapatos, para evitar que bactérias de fora possam ocupar o ambiente recreativo. O resto é por conta da imaginação da garotada. Com áreas interna e externa, as crianças podem encontrar desde brinquedos, fantasias, uma cozinha infantil, oficinas de atividades com água, areia e muita tinta. “O Novo Quintal surgiu diante da nossa preocupação em tornar a infância da minha filha mais alegre e criativa e com isso, compartilhar com os outros pais que acreditam na importância do brincar”, justifica Maria Fernanda.
A publicitária Marcela Peres se encantou com a proposta. Por morar em apartamento proíbe a filha, Maria Eduarda, de 2 anos, de fazer “estripulias” em casa, mas por achar que a pequena ficava muito “presa” passou a leva-la para o Novo Quintal. “É um local onde ela pode brincar, se sentir mais livre e se divertir. Tanto é que quando vai não quer voltar para casa”, brinca.
Outro espaço que oferece liberdade para as crianças brincarem é a Casa das Asas. Situado no bairro das Graças, o local traz um conceito focado na criatividade dos pequenos. “Reunimos a arte pernambucana como forma de ilustrar o espaço e despertar por meio dos desenhos a criatividade. Além disso, oferecemos também brinquedos populares e não estruturados. Aqui até um mosquiteiro pode virar uma cabana. Tudo isso com o intuito do brincar criativo, de soltar as amarras e deixar a imaginação ganhar asas”, explica Camila Domingues, pedagoga e uma das sócias do espaço, junto com Tetê Brandão. Um outro diferencial do espaço é oferecer experiências sensoriais, como o uso da argila e brincadeiras envolvendo elementos variados, como sagu, farinha e maisena.
Inaugurada há cerca de 10 meses, a casa já recebeu mais 900 famílias. Camila Domingues, relata que nos últimos anos com o crescimento da insegurança e da violência, observa que muitos pais evitam levar os filhos para locais públicos, como nos parquinhos. “A solução encontrada para a maioria é levá-los ao shopping, mas esses lugares não são o melhor local para a criança brincar e desenvolver a criatividade. Ali os recursos são limitados e não possibilitam a liberdade das crianças serem quem elas quiserem ser”, avalia.
A oficiala de justiça, Karla Vasconcelos, gostou da proposta do espaço e matriculou suas filhas mãe das gêmeas Mariana e Luísa Araújo Monteiro, de 5 anos na Casa das Asas para elas exercitarem. “É um momento em que elas podem aflorar as ideias e interagir com outras crianças”, explica.
Serviço:
Casa das Asas: Rua Dom Sebastião Leme, 81 - Graças, Recife - Telefone: 3072-7763
Novo Quintal: R. Joaquim Carneiro da Silva, 156 - Pina, Recife - Telefone: 3031-6212
*Por Paulo Ricardo Mendes, da Revista Algomais