Há um bom tempo que escolas do ensino médio e fundamental de Pernambuco adotam os livros paradidáticos, chamados de literatura complementar, da autoria de escritores locais ou aqui radicados.
O fato poderia parecer comum não fosse a concorrência das editoras do Sudeste e Sul do País, sempre ávidas para ocupar preciosos espaços nesse nicho do mercado livreiro.
Ao longo dos últimos 30 anos, pelo menos, a produção local tem marcado presença com a publicação de títulos que se mostram em conteúdo e estética tão bons quanto os que vêm de fora. E essa prática tanto resgatou quanto revelou inúmeros autores com o dom de escrever para a faixa etária a que se propõe e artistas gráficos que correspondem às expectativas com ilustrações de alta qualidade.
Dois nomes que integram o atual cenário das letras e artes visuais por aqui se encontram no livro O Olho do Leviatã, Editora Bagaço (2014), escrito por Luiz Marcello Trigo e ilustrado por Eduardo Souza.
A engenhosa peça de fantasia se passa num mundo fantástico, onde um galeão voador caça monstros pelo céu numa ação eletrizante destinada ao público infanto-juvenil. O texto apresenta personagens, cenários e trama concebidos à capacidade imaginativa do autor.
Os desenhos de Souza se destacam no traço criativo e no manuseio dos matizes concebidos com destreza pelo artista.
Mais um troféu no Balaio
O escritor pernambucano André Balaio, autor de A Rasteira da Perna Cabeluda, entre outros sucessos no campo da narrativa fantástica, obteve o primeiro lugar no Prêmio Off Flip / Bibliomundi de Literatura com o conto "O lado de lá". Balaio concorreu com outros 530 autores de todo o Brasil e demais países de língua portuguesa no gênero Conto. Além do prêmio em dinheiro, terá o texto publicado em coletânea do Selo Off Flip.
O sarau de premiação acontecerá no sábado, dia 02 de julho, no Centro Cultural Sesc Paraty na programação da Off Flip das Letras durante a Festa Literária Internacional de Paraty.
*Paulo Caldas é Escritor