Após dois anos sem receber visitas, em virtude da pandemia, o Porto do Recife reabre suas portas para visitantes.
Nesta semana o Porto do Recife recebeu sua primeira turma do programa de visitação “Por dentro do Porto”. O programa tem como objetivo mostrar para a comunidade pernambucana a importância do ancoradouro para a cidade e para o desenvolvimento do Estado. O primeiro grupo que visitou o terminal foi uma turma de engenharia da UFPE que está cursando disciplina sobre portos e hidrovias. Para o professor Leonardo Meira, responsável pelo grupo, o motivo da escolha para conhecer o ancoradouro recifense é a história. “O Porto do Recife faz parte da história portuária do Brasil, é um porto que a gente vê em sala de aula e que os alunos se identificam por estar na capital pernambucana. Os estudantes estão acostumados a vivenciar o transporte terrestre no dia-a-dia, então trazer eles para verem com seus próprios olhos a realidade portuária, o tamanho dos navios e a quantidade de pessoas envolvidas, a gente só consegue vislumbrar em uma visita”, reforça Leonardo.
Visitar o Porto do Recife é um momento de viver a história do Recife, de conhecer a importância de um porto para a economia, como também um complemento que ajuda no desenvolvimento e despertar profissional de muitos jovens. “Dentro da sala de aula a gente não consegue ter uma noção realista do que é um porto, então é muito importante vir até aqui para enxergar o que foi passado na universidade, ver de perto a descarga de um navio e entender todas as dinâmicas envolvidas. É um complemento que ajuda bastante no nosso desenvolvimento profissional”, afirma Carlo Henrique Malinconico, estudante de Engenharia da UFPE.
O Porto do Recife está disponível para agendamento de visitas, tanto de escolas, universidades e cursos técnicos, como também de público geral. No site do ancoradouro, na barra de visitação, tem todas as informações e pré-requisitos para conhecer a zona portuária recifense.