A Universidade de Pernambuco (UPE) conquistou um lugar de destaque no cenário internacional de ensino superior ao ser incluída no QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024. Este ranking abrange 430 instituições localizadas em países da América Latina e do Caribe, sendo que o Brasil se destaca com 97 universidades listadas, superando outras nações da região.
A UPE alcançou a posição 251º – 300º na lista, com notáveis melhorias em seus indicadores de avaliação. Na classificação específica para a América do Sul, a Universidade de Pernambuco ocupa a posição 192º entre instituições de diversos países.
Entre os critérios analisados pelo ranking estão reputação acadêmica, citações por artigo, reputação do empregador, proporção de estudantes para docentes, rede internacional de pesquisa, artigos por unidade acadêmica e impacto na web. A universidade demonstrou melhorias em áreas como reputação acadêmica, pesquisa internacional, citações de artigos, impacto online e proporção entre estudantes e docentes, resultado de esforços contínuos para aprimorar suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
“Ter a Universidade de Pernambuco na lista de um dos mais respeitados rankings do mundo, demonstra o compromisso da comunidade acadêmica com suas atividades que buscam fortalecer a ciência e tecnologia no Brasil. O resultado é fruto de um trabalho coletivo, que envolve toda a comunidade acadêmica, servidores, docentes e colaboradores, que merecem todo o reconhecimento pela seriedade desempenhada em suas ações”, afirmou a reitora Socorro Cavalcanti.
“Os resultados apresentados no ranking nos incentivam a continuar desenvolvendo um trabalho coletivo com a comunidade acadêmica das unidades de educação e educação e saúde, sempre buscando aprimorar as nossas potencialidades. Parabenizamos todos os servidores e estudantes da UPE, que são responsáveis por todos os ganhos da instituição”, destacou o Prof. José Roberto Cavalcanti e vice-reitor da UPE.
A QS Quacquarelli Symonds atribui o destaque do Brasil no ranking à qualidade de seu corpo docente e ao desempenho notável em pesquisa, tanto em volume quanto em colaboração e qualidade. Além disso, o ranking destaca a alta qualidade do corpo docente, refletida na quantidade de professores com doutorado.