Popularização do Pix impulsiona digitalização financeira e transforma hábitos de consumo no estado. Foto: Freepik
Os meios de pagamento digitais estão se consolidando entre os pernambucanos. Segundo dados do Sicredi, o uso de cartões de crédito e débito no estado cresceu 71% em agosto de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, alcançando R$ 23 milhões em transações. O resultado reforça a tendência de digitalização financeira observada em todo o país e intensificada no Nordeste.
De acordo com o Banco Central, o Pix segue como o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, representando 47% das transações no último trimestre de 2024. No entanto, os cartões continuam crescendo: o crédito avançou 11% e o débito 2,5% no mesmo período. O aumento do uso de maquininhas e das soluções de pagamento por NFC (aproximação) contribuiu para esse avanço, permitindo que comerciantes aceitem múltiplas formas de pagamento de forma prática e segura.
“O aumento do uso de maquininhas e pagamentos digitais no Nordeste demonstra uma importante evolução na digitalização dos negócios locais, um movimento que acompanhamos de perto”, comenta Jussara Marques, analista de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi Nordeste. “Essa evolução contribui para a modernização dos meios de pagamentos, facilita as transações financeiras e promove a inclusão de diversos segmentos econômicos no ambiente digital”, complementa.
Para Jussara, o movimento tende a se intensificar. “Já estamos vivenciando a ampliação do uso do Pix e suas funcionalidades avançadas, a popularização das carteiras digitais, o uso de soluções de contactless — como o Tap on Phone, que transforma smartphones em pontos de venda — e a adoção crescente de tecnologias que garantam segurança e agilidade nas transações”, explica.
A especialista destaca que o futuro dos pagamentos passa pela integração entre praticidade, segurança e inovação. “Isso vai desde pagamentos a vendas e outras soluções financeiras. Para vendas digitais, por exemplo, disponibilizamos soluções de e-commerce que aceitam cartões, Pix e boletos, facilitando as vendas online com segurança. Além disso, nossos canais digitais, como o internet banking e o aplicativo, permitem a gestão completa das transações de forma prática e segura”, conclui.