O próximo verão começa no dia 21 dezembro, às 20h22 (Hora de Brasília), quando ocorre o solstício de verão no hemisfério sul. "As estações do ano são definidas pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol e pela inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita", explica a pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional. O verão 2018/2019 terminará no dia 20 de março de 2019, às 18h58 (Hora de Brasília), quando terá início o outono.
Em Astronomia é comum olharmos o movimento dos astros do ponto de vista da Terra, usando, portanto, um sistema de referência geocêntrico. No sistema de referência geocêntrico equatorial usamos a extensão do equador terrestre como equador celeste. Assim, o Sol, em seu movimento anual cruza esse equador celeste duas vezes no ano, quando ocorrem os equinócios, e está em seu ponto mais distante do equador celeste em duas vezes no ano, quando ocorrem os solstícios. No próximo dia 21, às 20h22min (Hora de Brasília), o Sol vai atingir o seu ponto mais distante do equador celeste no hemisfério sul celeste, marcando o início do verão no hemisfério sul e o início do inverno no hemisfério norte.v
Por causa da inclinação de aproximadamente 23o (23 graus) do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita, os raios solares atingem mais diretamente um hemisfério da Terra de cada vez. Quando é verão no hemisfério sul os raios solares estão incidindo diretamente no hemisfério sul, tornando os dias mais quentes e com mais horas de luz, por isso no verão os dias são maiores do que as noites.