Verão Chegando: Crianças Estão Na Mira De Insetos E Alergias Na Pele - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Verão chegando: crianças estão na mira de insetos e alergias na pele

Revista Algomais

Dermatologista alerta para cuidados com picadas e reações alérgicas em meninos e meninas durante a estação mais quente

Mal as chuvas fortes vão deixando o dia a dia do pernambucano e o sol já dá indícios de que o verão está perto. Na estação mais quente do ano, não é apenas a forte incidência dos raios UV que merece nossa atenção. É nessa época também que os insetos fazem a festa, vitimando em particular a meninada, atingida especialmente com alergias na pele. Sabe o que fazer? Corre para o médico! 

Como as crianças têm o sistema imunológico ainda em desenvolvimento, compõem o grupo mais suscetível – sem contar que acabaram de sair das férias, quando estavam mais ao ar livre. Lembrou das horas nos brinquedos dos parquinhos, do piquenique na grama, passeios em fazenda, das trilhas ecológicas, entre outros programas que fizeram?.. Pois deve ter sido lá o ataque!

De acordo com especialistas, as consequências desse contato podem passar por vermelhidão, coceira e ardor. E uma reação bem característica são erupções na pele com uma bolinha no centro. Quem apresenta uma maior sensibilidade alérgica pode desenvolver lesões mais intensas e dolorosas. Tais lesões podem surgir em qualquer parte do corpo, mas aparecem sobretudo nas áreas mais expostas – tronco e membros. 

Independente de faixa etária, de acordo com a dermatologista Marina Coutinho, a reação de cada pessoa a uma picada de inseto depende também da sensibilidade ou do estado imunológico de cada um, chegando até a ocorrências mais graves. “Alguns podem ter dificuldade respiratória, edema de glote, que bloqueia a respiração; outros, queda de pressão”, enumera. 

E saibam que os insetos adoram que têm histórico de rinite, asma, bronquite e dermatite atópica, vítimas que podem ter uma reação forte, portanto, cuidados redobrados, pessoal! Tem mais: não são só os mosquitos que podem trazer problemas no verão. Abelhas, vespas, formigas, escorpiões, mutucas (espécies de moscas) e aranhas são outros bichinhos que adoram o calor do verão para fazer suas vítimas. 

PROTEÇÃO – A dermatologista sugere o uso de repelentes como principais formas de evitar as picadas e lembra que hoje o mercado farmacêutico tem produtos menos agressivos para a pele delicada das crianças. “Na hora do passeio, em locais próximos de mata fechada, a proteção deve ser caprichada – cobrindo o corpo com roupas longas e com proteção UV, além de fazer uso de chapéus e botas”,  acrescenta Marina. 

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon