A pandemia retirou da classe artística seus maiores bens: o palco e a presença do público. Na ausência da circulação e movimentação física, o cantor e compositor Vinícius Barros buscou a inquietude intelectual, que atinge seu auge neste fevereiro de 2021. O artista promove o show live "Pra Abraçar", nesta sexta-feira (05/02), às 21h, que será transmitido em seu canal no YouTube. Já na quinta (11), o artista lança o projeto "Quando isso passar", contendo dois novos singles.
Com incentivo da Lei Aldir Blanc, o músico conseguiu reunir novamente sua banda, além de equipe técnica, de produção e parceiros para uma live em grande estilo. O local escolhido para o show foi o Casarão Magiluth, espaço cultural que nasce para o Teatro, mas que abraça as várias facetas da arte. No repertório, estão sucessos de carreira e seu mais recente lançamento "Pra abraçar quem sou", canção lançada em celebração ao Dia da Consciência Negra em 2020, com a participação de Nego Henrique (Cordel do Fogo Encantado), Gabi da Pele Preta e Larissa Lisboa.
“Voltar a tocar depois de um ano é um momento bastante aguardado. Essa ausência compulsória dos palcos me trouxe várias reflexões e olhares por outro prisma, mas ao mesmo tempo, para o artista, é um sentimento de vazio enorme. O palco é onde unimos os nossos pares, a partir dele proporcionamos encontros, é de onde emanamos energia e nos abastecemos dela. O palco é uma das moradas da arte e a falta que ele faz é tremenda, vital”, comemora Vinícius, mesmo sabendo que o retorno será pontual. “Cada segundo deve ser celebrado”, aconselha.
O show também faz um esquente para o novo projeto musical do artista, intitulado "Quando isso passar". São dois novos singles, em roupagem minimalista, que chegam às plataformas digitais na quinta-feira (11), com distribuição pela Tratore. A faixa-título traz participação sofisticada do professor, arranjador e sanfoneiro Julio Cesar Mendes, enquanto a nova versão de "Pó de Estrelas", contida originalmente no disco Banzo (2017), é revisitada em ritmo de Frevo de Bloco, com participação do maestro e bandolinista Rafael Marques. Ambas as canções, gravadas no Oráculo Estúdio, constam no repertório da live.
Mesmo com a pandemia, Vinícius tem se dedicado intensamente à arte - compôs novas músicas, fez várias lives independentes, ingressou no Mestrado de Música da UFPE, lançou o single “Pra Abraçar Quem Sou”, através do qual convidou artistas e agitadores culturais como Rennan Peixe, Edson Flay e Orun Santana para apontarem reflexões potentes para e sobre a negritude. A canção figurou em novos territórios para o artista - entrou nas playlists "Sons Independentes", da produtora Laboratório Fantasma (SP), e "Música de Pernambuco", do DJ 440, ambas disponíveis no Spotify.
SERVIÇO:
Live Show “Pra Abraçar”, com Vinícius Barros
Quando: sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021
Horário: 21h
Onde: Transmissão ao vivo pelo YouTube
www.youtube.com/viniciusbarrosoficial
Gratuito
Realização: La Esencia Experiências Culturais