Foto: Rodrigo Assunção, presidente da Atiaia Renováveis, ao lado de Henrique Lisboa, presidente da Vivix Vidros Planos.
A Vivix Vidros Planos e a Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energia renováveis, anunciaram a construção da Unidade Geradora Fotovoltaica (UFV) Maravilhas I em Goiana. A usina solar terá 27,5 megawatts (MW) de potência instalada e atenderá 100% do consumo de energia elétrica da fábrica da Vivix. O projeto, que terá investimento na ordem de R$ 200 milhões, também contemplará a necessidade energética da segunda planta indústria (com a Maravilhas II), que tem previsão de ser inaugurada no segundo semestre de 2025.
Ao todo, Complexo Maravilhas terá 227 MW de capacidade instalada e reúne as unidades UFV Maravilhas I, UFV Maravilhas II, UFV Maravilhas III e UFV Maravilhas V. A Unidade Geradora Fotovoltaica (UFV) Maravilhas I, que atenderá a Vivix, entrará em operação em janeiro de 2024, em um terreno com área útil de 85 hectares. A área, pertencente à Atiaia Renováveis, está situado a 1,6 Km da fábrica da Vivix. O local é uma das três melhores regiões de irradiação solar de Pernambuco.
.“Para a Vivix é de extrema importância manter o compromisso com a proteção do meio ambiente, prezando pelo desenvolvimento sustentável e responsável em toda a nossa indústria. A energia é insumo muito importante na indústria e precisa de confiabilidade de entrega. Por isso estamos indo para esse modelo, em um contrato de longo prazo com Atiaia. O projeto traz uma atratividade econômcia para nós, ao mesmo tempo em que caminha neste sentido de incentivando outras indústrias a trilhar o caminho de serem empresas amigas do meio ambiente”, afirma Henrique Lisboa, presidente da Vivix. A empresa deve fechar 2022 com um avanço no faturamento entre 15% e 18%, segundo o empresário.
“Esse tema da transição energética e migração para energia gerada através de fontes renováveis é importante para o Grupo Cornélio Brennand como todo (ambas as empresas integram o grupo). Explorar a possibilidade de gerar energia através da fonte solar faz todo sentido para a gente. Já estamos trabalhando próximo a 2 anos na maturação do desenho desse projeto, buscando além do objetivo ambiental e sustentabilidade, trazer bastante confiabilidade de geração para Vivix. Isso motivou as empresas a olharem para essa oportunidade”, afirmou Rodrigo Assunção, presidente na Atiaia Renováveis. Com sede no Recife, a empresa possui atualmente 9 pequenas centrais hidrelétricas pelo País, sendo uma em Pernambuco. Em 2022, ela prevê um crescimento de faturamento de 10% e de 12% para 2023.