Fonoaudióloga tira dúvidas sobre práticas como pigarrear, ficar tossindo para limpar a garganta, usar pastilhas e sprays, gritar ou forçar para falar
Pigarrear, ficar tossindo para limpar a garganta, usar pastilhas e sprays são algumas das práticas utilizadas por muita gente para reduzir situações, como a voz rouca ou falhando. Só que, por trás de soluções como essas, o risco é de piorar a voz, que é uma de nossas principais ferramentas de comunicação. E, para muitos, um instrumento de trabalho. Professor, vendedor, telefonista, cantor, influencers e tantas outras profissões precisam dela. É tão importante que tem até data para lembrar e alertar a população sobre o tema. Ontem (16/04) foi comemorado o Dia Mundial da Voz.
De acordo com a fonoaudióloga e professora da Faculdade Tiradentes (Fits), Tatiana Silva, a voz é gerada a partir da vibração das pregas vocais. Essas pregas nada mais são do que grupos musculares presentes na região do pescoço. Além de ser de extrema importância para a comunicação, a voz também expressa um pouco de nossa personalidade e como estamos emocionalmente naquele instante. “Através da voz, a gente consegue reconhecer as pessoas, passar nossas emoções, nossos sentimentos”, acrescenta Tatiana, que também é Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Por isso, a especialista reforça que o cuidado com a voz é importante para manter uma qualidade vocal adequada.
# Confira algumas das principais dúvidas e orientações quanto ao uso da voz:
-Afinal, o que fazer para melhorar a voz, se não é recomendado pigarrear, tossir ou usar pastilhas e sprays? E o que acontece quando se adotam essas práticas?
Para evitar problemas, é importante manter uma rotina de repouso e higiene vocal, trabalho de aquecimento vocal, hidratação, fazer uso da voz de forma pausada. Também vale consumir alimentos conhecidos como adstringentes, que ajudam a “limpar” a garganta, reduzindo o acúmulo de secreção (pigarro) nessa região e ainda evitam problemas relacionados à voz e à garganta. Alguns exemplos desses alimentos são maçã, feijões, lentilhas, pera, laranja, caqui e limão, e também evitar a ingestão de alimentos gordurosos antes do uso prolongado da voz. Sprays e pastilhas não são adstringentes, são irritativos.
-Qual o problema de gritar ou dar gargalhadas exageradas?
Gritar, pigarrear, gargalhar muito alto causam uma tração muito brusca da musculatura das pregas vocais. Isso traz prejuízos a longo prazo, como voz cansada, voz áspera e rouquidão.
-O que fazer quando se trabalha ou fica muito tempo em ambiente barulhento ou rua e precisa aumentar a voz para ser ouvido?
Quando a gente trabalha em ambiente barulhento, é importante que a gente utilize mecanismos de apoio a essa impostação vocal como microfones, falar mais próximo das pessoas, e também procurar profissionais que atuam no cuidado da voz para trabalhar a ressonância vocal, que é a projeção da nossa voz sem fazer esforço. Existem técnicas que ajudam a melhorar o volume e o timbre da voz, gerando pouco esforço.
-Tomar leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate, antes de utilizar a voz é ruim? Por quê?
Leite e derivados, chocolate, alimentos gordurosos não fazem bem para a voz da gente. Esses alimentos geram um muco excessivo, uma saliva mais espessa, que fica na região da prega vocal, fazendo com que ela não vibre adequadamente. O que se deve fazer sempre é a limpeza das pregas vocais, através da ingestão de líquidos, principalmente a água.
-Existem alimentos bons para a voz? E até para comer antes de dar uma palestra, por exemplo?
Se for necessário se alimentar antes, é importante fazer ingestão de mais líquidos e alimentos adstringentes e evitar comidas pesadas, produtos gordurosos e também irritativos, como bebidas alcoólicas, porque o álcool desidrata a mucosa da região das pregas. Cigarro também é extremamente irritativo para as pregas vocais.
-Por que a voz envelhece?
A voz envelhece por ser produzida pelas pregas vocais, que são músculos, e todos os músculos do nosso corpo envelhecem. Então, essa musculatura vai perdendo elasticidade, tendo mais dificuldade de mobilidade, e isso faz com que nossa voz mude.
-Qual a importância de cuidar da voz?
A voz representa a gente, é parte da nossa identidade, ela é importante para a comunicação, além de ser um elemento importantíssimo para muitas profissões. A voz nos acompanha, nos identifica, nos ajuda a interagir e mostrar nossos sentimentos.