5 bandas para conhecer o rock pernambucano (dicas de Wilfred Gadêlha) - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

5 bandas para conhecer o rock pernambucano (dicas de Wilfred Gadêlha)

Revista algomais

Na semana que será comemorado o Dia do Rock, convidamos o jornalista, escritor e vocalista da banda Will2Kill Wilfred Gadêlha para fazer uma seleção de cinco bandas para conhecer o melhor do rock pernambucano. Segue abaixo a indicação das bandas e os comentários do roqueiro pernambucano.

realidade encoberta

 

Realidade Encoberta
A veterana banda de crossover - mistura de punk e metal - é a cara da cena pernambucana do fim dos anos 80, quando punks e headbangers andavam e tocavam juntos, anos antes da noite de sábado do Abril Pro Rock. Os caras começaram em 1987, deram uma parada nos anos 90 e voltaram com tudo em 2010 Já lançaram dois EP e o excelente Cd Momentos Antes do Caos, de onde eu escolho a clássica SOS Identidade Humana, uma música altamente simbólica e atual.

Agenda TGI

 

 


PANDEMMY - Reflections Rebellions (front)

 

2. Pandemmy
Criado em 2009, o quinteto toca uma mescla de death e thrash metal. Apesar das muitas mudanças de formação, a banda se mantém produtiva e coesa em sua proposta, tendo o guitarrista Pedro Valença como único integrante da formação original. Lançaram ano passado o excelente Rise of a New Strike e já tiveram a chance de tocar com nomes como Sodom, Amon Amarth e Obituary. A música Common Is Different Than Normal é do primeiro disco (Reflections & Rebbellions, 2012).

 

 


cangaço
3. Cangaço
Desde 2010, o trio vem “empenando” a cabeça dos metaleiros locais, nacionais e gringos com a sua mistura de música extrema com sons nordestinos. Esse mix de Luiz Gonzaga com death metal os colocou em um patamar elevado. Integrantes do movimento Levanta do Metal Nativo, que também tem, entre outras bandas, o também pernambucano Hate Embrace. O último lançamento deles foi o EP virtual Arcabuzado 92015), onde fizeram versões de Zé Ramalho, Chico Science, Angra e Alceu Valença, justamente a canção Guerreiro.

 

 


desalma

 

4. Desalma
Mais uma banda pernambucana que não se prende apenas a um subestilo da música pesada. O trio Desalma já tocou até no Acre e é uma das mais festejadas da molecada pernambucana. Seu último disco, Foda-Se, é uma amostra de agressividade mesclada com tempos insanos e levadas aparentemente desconexas. Em 2014, eles levaram o grupo de coco Bongar para o palco do Abril Pro Rock em um dos pontos altos do festival, tocando a música Gira.

 

 


capa_EWb

 

5. Elizabethan Walpurga
Veteranos da cena extrema dos 90, o Elizabethan Walpurga renasceu dos mortos e voltou à ativa em 2016, com shows importantes e o lançamento do seu primeiro CD, Walpurgisnacht. Seu black metal altamente influenciado por Iron Maiden, Mercyful Fate e Judas Priest tem como destaque as guitarras dos irmãos Erick e Breno Lira (este em uma temporada em Lisboa, substituído temporariamente por Alejandro Flores). Letras sobre vampiros e sobrenatural dão a tônica do som do quinteto, como na música The Serpent’s Eyes and the Horns of Crown.

 

* Wilfred Gadêlha é jornalista, escritor e vocalista da banda Will2Kill

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon