--> 5 formas de aderir ao Dia sem Carro - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

5 formas de aderir ao Dia sem Carro

Revista algomais

Hoje (22), é celebrado o Dia Mundial Sem Carro. A data gera reflexão sobre o uso excessivo de automóveis e alternativas de locomoção. Além de trazer benefícios ao meio ambiente, diminuir o uso dos veículos também gera economia.

“Essa data é muito importante para o meio ambiente e para a reflexão sobre os hábitos, já que as pessoas vêem que é possível viver sem carro por um ou até mesmo por vários dias da semana. E uma das consequências disto é a redução de custos”, lembra Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista.

Agenda TGI

O custo de manter um carro não se resume apenas ao combustível. Itens básicos são prestações, seguro, manutenção, IPVA, licenciamento, lavagens e até mesmo possíveis multas. “A despesa chega, em média, a 2% do valor do carro”, afirma Reinaldo Domingos. “A manutenção de um veículo de 20 mil reais, por exemplo, tem um custo aproximado de R$ 400 / mês”, calcula.

Veja 5 formas de aderir ao Dia Mundial Sem Carro e também economizar:

1- Use o transporte público

No deslocamento para o trabalho e demais locais, o transporte público é boa alternativa para o Dia Mundial Sem Carro. Uma única viagem de ônibus, por exemplo, transporta dezenas de pessoas e polui menos do que diversos carros nas ruas, além de aliviar o trânsito e ser mais barato para o consumidor. Em horários de trânsito, trens e metrôs costumam ser mais eficientes por sua velocidade.

2- Faça caminhadas

Uma forma de rever hábitos e mudar comportamentos é trocar o carro por caminhadas em deslocamentos curtos, como idas ao mercado, padaria e até mesmo ao trabalho. Para quem mora longe do local de trabalho, é válido fazer parte do deslocamento de transporte público e outra parte caminhando, atitude muito positiva para a saúde.

3- Vá de bicicleta

Meio de transporte mais econômico e sustentável que o carro é a bicicleta. Por aliar a locomoção ao exercício físico, seu uso tende a gerar menos estresse, melhor humor e economia para quem usa.

4- Pratique a carona

Na ida para o trabalho e mesmo para compromissos e lazer, é válido oferecer/pegar carona com conhecidos. Assim há queda na poluição e nas despesas, que podem ser compartilhadas.

5- Otimize sua agenda

Procure alinhar compromissos para um mesmo dia, como ir ao mercado e visitar um familiar ou amigo, assim pode deixar de usar o carro em determinados dias, tendo boa economia com combustível.

Fonte: DSOP Educação Financeira
*Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon