Digitalização no varejo e o crescimento durante a pandemia

Receber uma feira completa em casa, sem precisar sair do conforto do sofá, não é mais uma prática isolada, principalmente em um período pandêmico. A digitalização do varejo veio para ficar. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as compras de supermercado por delivery saltou de 9% em 2019 para 30% este ano, um crescimento que significa a aceleração rápida e acima da média para o varejo.

De acordo com Raul Cantarelli, sócio-fundador da Jogga Digital, startup de marketing digital, já se sabia como comprar, sushi, pizza, remédios e até cerveja por meio desses canais, mas o varejo despontou nesse tipo de segmento de entregas. “Apesar de já ser uma tendência pré-pandemia, convenhamos que ainda era uma prática de poucos. Acontece que, de repente, adaptação virou regra e não opção e tanto os varejistas como os consumidores aprenderam rápido”.

Por isso, através dos aplicativos de entrega ou com o próprio serviço, essas empresas investiram pesado nos canais digitais e logísticos e se adaptaram rapidamente, tanto as grandes como as médias e pequenas. “Hoje é possível receber essa compra completa em poucas horas, com direito a escolher o canal para realizar o pedido, por aplicativos de entrega, apps próprios, ecommerce ou WhatsApp direto. Os dados mostram, através de ticket médio, que é isso que os consumidores estão fazendo”, explicou Raul.

Entre um dos exemplos próximos está o Deskontao Atacado, cliente da Jogga Digital. A rede pernambucana, que faz parte do Grupo Karne e Keijo, viu na pandemia a oportunidade de digitalizar seu negócio construindo em 45 dias uma plataforma que pudesse potencializar as vendas por meio do ecommerce. “Não foi algo planejado, mas esse esforço foi possível graças a uma equipe que fez com que essa ideia desse certo”, afirmou o presidente do grupo, Inácio Miranda.

A plataforma deskontao.com.br virou um excelente instrumento de facilidade para as compras dos clientes. Hoje, cada uma das três lojas da rede Deskontao (Imbiribeira, Casa Amarela e Ceasa) tem sua equipe de delivery, responsáveis por viabilizar as suas compras virtuais com entregas em até seis horas. Além disso, o atacado foi incluído na plataforma Ifood com a intenção de ampliar as possibilidades para os clientes.

Esse tipo de movimento, conclui Raul, faz parte de uma “guerra” que saiu dos outdoors e panfletos, passou oficialmente para o Google e Facebook. “Essa nova adaptação do mercado trouxe mais competitividade e oportunidades para aqueles que fazem bem feito”, pontuou.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon