60% dos empresários pernambucanos esperam mais vendas no São João – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

60% dos empresários pernambucanos esperam mais vendas no São João

Fecomércio-PE afirma que 59,2% dos empresários acreditam em um crescimento no faturamento de 2023 nos festejos do Dia dos Namorados e no período junino

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), através do Instituto Fecomércio-PE, revelou que os empresários estão otimistas com a chegada das datas comemorativas. Cerca de 59,2% dos entrevistados acreditam que o desempenho das vendas será superior em comparação a 2023, 32,4% esperam que o desempenho seja igual, e apenas 8,5% preveem um desempenho menor.

Os empresários justificaram seu otimismo com base em várias razões. Entre as principais estão a implementação de estratégias de vendas inovadoras, a valorização das datas comemorativas como um período sazonalmente forte e os investimentos significativos em melhorias nas estruturas físicas para proporcionar um atendimento de qualidade superior. Os entrevistados prometem utilizar, principalmente, a internet e redes sociais para concretizar as vendas. Cerca de 71% dos empresários ouvidos destacaram o uso da internet para atrair os consumidores, seguidos por promoções e descontos (19,7%), publicidade de rua (6,1%) e sorteios e brindes (3%).

Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE

“As festividades do Dia dos Namorados e São João é uma oportunidade para os empresários alavancarem seus negócios. E para conseguirem aproveitar ao máximo essas datas é importante criar um planejamento e a adotar práticas de marketing para aumentar ainda mais as vendas. Investir em campanhas publicitárias para apresentar seus produtos e serviços e utilizar as redes sociais para criar conteúdos atrativos são algumas dicas importantes. Fazer um planejamento do estoque, oferecer opções variadas de pagamento e investir em promoções e descontos são outras ferramentas relevantes. O otimismo, também refletido pelos dados da CNC, sugere que essa tendência pode se estender além das datas comemorativas”.

A Pães e Delícias está em plena preparação para o período junino, uma época de grande importância para o comércio local, especialmente em Caruaru. A cidade, conhecida por suas tradicionais festas de São João, vê um aumento significativo no fluxo de pessoas nas ruas, o que se reflete positivamente nas vendas do comércio em geral, incluindo padarias e restaurantes.

Jonathas Laureano, sócio da Pães e Delícias, destaca que “o período junino é um momento muito bom, que se assemelha ao fim de ano para o setor em Pernambuco.” Ele ressalta que a demanda por produtos típicos, como bolos regionais, pé de moleque, Souza Leão, macaxeira, milho e milho cremoso, cresce consideravelmente. Para atender a essa procura, a produção da padaria chega a dobrar, triplicando na semana de São João. Além dos bolos, outros produtos tradicionais como pamonha, canjica, mungunzá, arroz doce e bolachas também têm sua produção aumentada.

Uma novidade para este ano é a introdução de bolos em tamanhos família, que podem chegar a um ou dois quilos, atendendo ao desejo dos clientes por produtos maiores e mais robustos. “A venda desse produto acontece bastante. O pé de moleque que pesa em média 300 gramas. Mas nesse período fazemos um bolo que pesa um quilo ou até mais”. Outra inovação da casa em 2024 é a linha de chocolate quente feita com barra de chocolate belga. Durante o período junino, a Pães e Delícias terá um horário de funcionamento especial no dia 23 de junho, um domingo, quando abrirá excepcionalmente para atender a demanda elevada.

Com o final de maio e o início de junho, o comércio se mantém otimista e em ritmo acelerado devido às datas festivas do período, como as festas juninas e o Dia dos Namorados. Este período é um dos que mais eleva as expectativas do comércio para o aumento das vendas, especialmente a partir da segunda quinzena de maio, quando a procura por produtos personalizados começa a crescer. As pessoas buscam desfrutar desses momentos com estilo, especialmente durante as comemorações de São João, que são realizadas entre amigos, familiares, vizinhos, e em espaços de trabalho e escolas. Com essa movimentação no setor, a Ferreira Costa prevê um crescimento de até 70% nas vendas de itens sazonais e de até 30% nos itens agregados. Entre os produtos em destaque na loja para o período estão peças decorativas como balões, plaquinhas, e tecidos coloridos, além de itens para a preparação de mesas para reuniões com amigos e familiares.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon