Muito encontrado nos estados do Nordeste, mais especificamente em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Alagoas, o coco catolé (Syagrus oleracea) de palmeiras típicas produz um óleo que contém ácidos graxos saturados e insaturados, com capacidade de promover a hidratação eficaz da pele devido às propriedades emolientes, ou seja, combinações de água, óleos e gorduras boas para hidratação epidérmica e restauração da oleosidade perdida devido ao ressecamento natural.
Essa perspectiva é comprovada pela dissertação de mestrado “Óleo de Catolé: determinação do EHL ação promotora de absorção de fármacos e efeito hidratante na pele humana”, apresentada por Anellyse Ferrreira Caraciolo, ao Programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPE. A pesquisa, orientada pela professora Leila Bastos Leal, teve como objetivo desenvolver e avaliar emulsões do óleo do coco catolé quanto ao seu potencial hidratante e capacidade do óleo atuar como promotor de permeação.
Proteção, pigmentação, queratogênese, nutrição, termoregulação, perspiração, transpiração, absorção e defesa. Essas são algumas das principais funções do maior órgão do corpo humano, a pele, que só pode funcionar adequadamente e manter uma aparência normal quando há limpeza, hidratação e equilíbrio cutâneo de água desde a epiderme, passando pela derme até chegar à hipoderme. “O nível de hidratação da pele influencia, em cada passo, na formação do estrato córneo, maturação, esfoliação, formação de corneócitos e lipídeos organizados, componentes de ligação de água”, afirma a pesquisadora.
Segundo aponta o estudo, a perda de água da pele geralmente se dá por evaporação para o meio externo e sua regulação é mantida pela barreira, que deve estar intacta para garantir esse controle de perda de fluxo hídrico. Os produtos conhecidos como hidratantes têm como função hidratar a pele, e geralmente buscam regular o teor de água do estrato córneo, dependendo da propriedade da barreira e do gradiente de água através do estrato córneo.
Para Anellyse, “o teor de água presente no estrato córneo e os lipídios encontrados na superfície da pele formam um equilíbrio que é muito importante para manter o aspecto da pele e suas funções reguladas. Esse conjunto forma um filme hidrolipídico na pele, que atua como uma barreira de proteção. Caso esse equilíbrio seja rompido, a pele torna-se seca”.
Realizado em etapas, na fase do estudo que fez a caracterização físico-química do coco catolé foram realizadas análises do índice de acidez, saponificação, peróxidos, iodo e material insaponificável. As formulações desenvolvidas foram avaliadas quanto ao pH, viscosidade, reologia, teste de centrifugação e aferição do tamanho de gotículas.
ÓLEOS | Os óleos vegetais são usualmente utilizados em emulsões cosméticas devido às suas propriedades, entre elas, baixo peso molecular e viscosidade, por apresentarem boa penetração cutânea, boa compatibilidade com a pele, e ser uma fonte de ácidos graxos essenciais e vitaminas.
(Ellen Tavares/UFPE)