Retrospectiva Algomais em 2017 – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Retrospectiva Algomais em 2017

Revista algomais

113

A participação da sociedade civil na luta por mudanças no Recife e em Pernambuco, as estratégias de superação da crise econômica adotadas pelas empresas locais e a força da economia criativa no Estado – com muita inovação digital e produções culturais – foram alguns dos principais temas abordados pela Algomais em 2017. Um ano de muitas mudanças no conteúdo digital e impresso da revista, ampliação do conselho editorial e de reconhecimento das nossas publicações em cinco premiações.

Desde março a Algomais está com um novo visual. Mais leve e moderno, o novo projeto gráfico da revista foi assinado pela designer Neide Câmara, que também foi a responsável pela nova logomarca. A primeira edição com a nova face da revista tratou sobre os 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817 (foto acima).

 

A tecnologia e economia criativa, uma marca do Recife, foi destaque da edição ao longo do ano, como nas reportagens de capa que trataram sobre economia compartilhada (A Revolução das Conexões); a matéria sobre o uso das tecnologias para as transformações urbanas (A Ilha do Futuro); e a capa sobre os novos nomes da música pernambucana que estão crescendo nacionalmente (O novo som da terra). Acompanhando as mudanças tecnológicas no mundo e o seu impacto na vida das pessoas, a Algomais lançou neste ano a coluna Vida Digital, assinada por Bruno Queiroz, presidente da Associação Brasileira de Agentes Digitais em Pernambuco (Abradi-PE).

Uma das bandeiras da revista tem sido a relevância da participação cidadã na tomada de decisão dos rumos da cidade e na construção do futuro. Várias reportagens ao longo do ano trataram de como moradores de diferentes bairros estão se mobilizando para garantir avanços na segurança, como no exemplo do bairro de Casa Forte, publicado na reportagem Como ter um amanhã seguro?. Outro case foi publicado na edição especial de meio ambiente, com a matéria de capa “Os donos da rua”, em que contamos um pouco da história da associação de Casa Amarela, que construiu uma horta comunitária no bairro.

A reportagem Os Donos da Rua, inclusive, foi uma das três finalistas do Prêmio Feac de Jornalismo, na categoria impresso nacional. No ano de 2017 a Algomais foi finalista ainda do Prêmio Estácio de Jornalismo, com a reportagem “A Aula Faliu – Viva a Aprendizagem”, publicada em outubro de 2016; e finalista do Prêmio Bradesco de Longevidade, com uma reportagem da Algomais Saúde “Sexo não é só para jovens”, assinada pela editora Cláudia Santos. Duas premiações pernambucanas reconheceram os trabalhos da revista: o prêmio Urbana de Jornalismo, em que a Algomais venceu a categoria reportagem impressa, com a matéria “Novos caminhos no Trânsito” e recebeu a menção honrosa no Prêmio Fecomércio-PE, com o especial online “Desafios do Varejo para vencer a crise”.

A Algomais Saúde tratou de temas como câncer de próstata, insônia e parto normal. Além da pegada de bem estar da revista, publicamos também conteúdos relacionados aos avanços tecnológicos da medicina em benefício da saúde. O suplemento de saúde da Algomais também ganhou uma nova logomarca e um novo pacote gráfico em 2017.

  

Uma das novidades do ano foi a mudança do conteúdo digital da Algomais. Além de ofertar aos leitores no online conteúdos extras das edições impressas, 2017 foi o ano da chegada de novos colunistas, como Beatriz Braga, com a coluna quinzenal Maria pensa assim…; Wanderley Andrade, com a coluna Cinema e Conversa; e Houldine Nascimento, com a coluna Pernambuco FC. O jornalista Rafael Dantas também passou a assinar a coluna Cidades Algomais, que aborda temas relacionados à urbanismo, mobilidade e história da cidade. Desde novembro o site ganhou um novo endereço (www.algomais.com) e um novo layout.

CAM – Cidades Algomais

Em 2017, a Algomais promoveu os primeiros eventos do projeto CAM – Cidades Algomais, que teve a sua estreia na cidade de Caruaru. Realizado em parceria com a MOVA, o CAM tem a proposta de discutir a qualidade de vida das cidades pernambucanas, que é uma das pautas mais frequentes da Algomais. A iniciativa consiste numa série de eventos que tem a proposta de debater questões da vida urbana sob a ótica de práticas bem-sucedidas.

  

Outro evento promovido pela revista foi o Workshop Algomais Educação, que resultou numa edição especial que tratou sobre a formação dos cidadão para o século 21. Na ocasião participaram alunos e professores de diversas escolas públicas e particulares do Recife e de Caruaru, com uma palestra do CEO do Cesar Sérgio Cavalcante, que também foi um dos entrevistados do mês em 2017. A Algomais também apoiou o evento de lançamento do Iperid e o Seminário de Comércio Exterior, dando uma atenção especial ao tema da diplomacia econômica, que foi inclusive uma das capas da revista neste ano.

2017 também foi o ano de ampliação do conselho editorial da Revista Algomais e de ampla cobertura das reuniões do Conselho Estratégico Algomais Pernambuco Desafiado, que está apoiando a realização da Pesquisa Empresas & Empresários, que é uma realização da TGI e INTG, com patrocínio do Governo de Pernambuco. Outras novidades no ano foram a campanha de assinaturas da Algomais, que passou a ser ofertada para todo o País (assine.algomais.com) e a criação do Branded Content Algomais, que é um setor voltado para publicação de conteúdos editoriais apresentados em parceria com as marcas patrocinadoras.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon