Cartum invade as ruas do Recife na decoração do Carnaval 2018 – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Cartum invade as ruas do Recife na decoração do Carnaval 2018

Revista algomais

113

As ruas do Recife já estão sendo coloridas com os cartoons especialmente desenhados por nove artistas locais para os festejos de Momo da cidade.Samuca, João Lin, Greg, Ronaldo, Lailson, Ana Blue, Clériston, Mascaro e Flavão tiveram a nobre missão de transformar os elementos característicos da folia da capital pernambucana na identidade visual do Carnaval 2018. As quatro pontes que dão acesso ao Bairro do Recife e os principais polos estão sendo decorados com temas específicos.

Todo o material produzido pelos cartunistas ganhou vida a partir do projeto desenvolvido pelo arquiteto Carlos Augusto Lira, que assina a decoração do Carnaval do Recife. Os homenageados deste ano, a cantora Nena Queiroga e o compositor de frevos Jota Michiles, se transformaram em cartoons e, como brincantes, são os anfitriões da festa pelo olhar divertido do humor gráfico. As letras dos frevos que embalam os foliões de todas as idades, como Bom Demais, Diabo Loiro e Queimando a Massa, são alguns dos grandes sucessos que fazem parte da decoração.

“Nossa equipe está trabalhando 24h por dia para a montagem de toda a decoração, que deve ficar pronta até o fim desta semana. Mas, as principais entradas do Recife Antigo já estão com os pórticos e uma boa parte dos enfeites”, comenta Eduardo Vasconcelos, Secretário Executivo de Cultura do Recife. No total, compõem a decoração 16.360 metros lineares de cordões e fitas, além de 916m² de adesivagem nos itens.

FREVO

Pelo olhar de Samuca, a Ponte Buarque de Macedo e o Boulevard Rio Branco (Avenida Rio Branco) se vestiram de Frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade e a estrela da festa, que este ano comemora 111 anos. O mais recifense dos ritmos também está estampado no palco mais visitado “em linha reta do mundo” durante os festejos de Momo, o Marco Zero, e essa missão ficou por conta de João Lin.

CABOCLINHOS

Os Caboclinhos estão presentes no traço de Lailson e recebem os foliões que chegam para curtir a programação do Bairro do Recife.

AFOXÉ

O Afoxé está na decoração em dois pontos diferentes: na Ponte Giratória, pelo cartunista Ronaldo, e no Pátio de São Pedro (bairro de Santo Antônio), tradicional polo que recebe a programação de manifestações culturais de matriz africana. A fantasia da decoração do Pátio ficou por conta de Flavão.

FANTASIA

Já o Paço Alfândega, no Bairro do Recife, ganhou o tema ‘Fantasia’ pelas mãos do cartunista Clériston.

BLOCOS LÍRICOS

Os tradicionais Blocos Líricos são lembrados no cartoon de Ana Blue, na bucólica Praça do Arsenal.

MARACATU

O Maracatu e todos os elementos que fazem parte desta que é uma das manifestações culturais mais expressivas do Carnaval são representados pelo traço do cartunista Greg, na Avenida Marquês de Olinda, no Polo do Marco Zero.

SAMBA

“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é…”. A Rua da Moeda, também no Bairro do Recife, está toda dedicada ao samba e Mascaro é o cartunista que dá o tom.

Desde 2017, a Prefeitura do Recife vem apostando em outros tipos de linguagens visuais para fazer parte da decoração do carnaval. Com isso, a cidade se veste de maneira diferente e autêntica compondo o brilho do ‘verdadeiro Carnaval de rua do Brasil’. A curadoria é feita pelo Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHGPE). Clériston Andrade, curador do Salão, revela que a iniciativa foi muito bem vinda entre os humoristas gráficos. “Quando apresentamos a ideia aos outros colegas, de cara eles curtiram a proposta da curadoria”, diz Clériston. “Cada cartunista também é um folião e trouxeram essa experiência para as ruas da cidade através dos seus traços”, completa.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon