E chegou o dia que muitos forrozeiros esperavam. Nesta quinta-feira (16), o Bairro do Recife se transforma num grande arraial ao ar livre com a 12ª Caminhada do Forró. Com concentração marcada para as 17h30, na Rua da Moeda, a caminhada abre oficialmente os festejos juninos promovidos pela Prefeitura do Recife, e vai homenagear os cantores Santanna (também homenageado do São João da cidade) e Rogério Rangel. O arrastão vai levar o público pelas principais ruas do bairro com destino ao arraial montado na Praça do Arsenal, culminando com um grande show.
A concentração será animada pela Forrovioca, comandada por Edy Carlos, que vai aquecer os chinelos da multidão. Por volta das 19h30, a Caminhada sai em direção à Praça do Arsenal da Marinha com os cerca de 100 sanfoneiros de todo o Estado. Um momento único que transforma o berço do Carnaval do Recife num grande arraial do interior.
Ao chegar à praça, um grande encontro de forrozeiros consagrados acontece no palco armado no local, a partir das 20h. Entre eles estão Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Irah Caldeira, Josildo Sá, Terezinha do Acordeon e dois músicos da nova geração da sanfona: Luisinho de Serra e Beto Hortis.
De acordo com uma das coordenadoras, Natália Reis, a Caminhada do Forró teve patrocínios cancelados, outros reduzidos, mas resistiu à crise econômica com criatividade. “Estamos fazendo a Caminhada com apoio apenas da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco (FUNDARPE), mas mantendo a alma de um evento que traz para a capital o espírito do São João do interior e a valorização dos artistas da terra”, enfatiza a diretora da Acontecer Projetos Culturais, produtora da Caminhada.
Santana e Rogério Rangel serão homenageados
Este ano a produção da Caminhada do Forró decidiu homenagear dois grandes artistas nordestinos. Santana o Cantador, homenageado também dos festejos juninos da Prefeitura do Recife, e o cantor e compositor Rogério Rangel.
Santana nasceu em Juazeiro do Norte, Ceará, numa família de artistas, tendo grande influência do aboio dos vaqueiros, violeiros, emboladores e até das lavadeiras do Sertão. Mas foi ao conhecer Luiz Gonzaga que o Cantador encontrou sua maior referência musical. Santana tornou-se amigo do Rei do Baião e participou de vários shows dele. Nos anos 90 se profissionalizou aqui no Recife e gravou grandes sucessos nacionais, entre eles “Ana Maria”.
O pernambucano Rogério Rangel, além de intérprete, tem composições gravadas por grandes nomes da MPB. Destacam-se: Dominguinhos, Elba Ramalho, Marinez e Maciel Melo, este último parceiro musical. Rogério venceu vários concursos de música regional e participou de inúmeros festivais. Em 2010, por exemplo, foi uma das atrações do Festival de Montreux, na Suíça. Também compôs trilha sonora para novela da Rede Globo divulgando a música pernambucana.
Serviço:
12ª Caminhada do Forró
Quando: Quinta-feira, dia 16 de junho
Horário: Concentração às 17h30
Local: Rua da Moeda, Recife Antigo
Da assessoria de imprensa