De acordo com os dados do Índice Assintecal de Produção Calçadista (IAPC), em 2016 o mês de maio apresentou aumento de 4,69% em relação à abril e a produção acumulada dos cinco primeiros meses (janeiro/ maio 2016) despontou crescimento estável de 0,14%, quando comparado ao mesmo período do ano passado. “Estamos otimistas, pois de acordo com a pesquisa registrada no IAPC estima-se aumento de 12,6% em junho, com relação ao mês anterior”, conta o presidente da Assintecal, Milton Killing.
O IAPC é uma pesquisa da produção de calçados composta por mais de 100 empresas, entre micro e grande porte, que respondem por quase 50% da produção calçadista no país. O índice permite a análise da evolução da produção acumulada em 12 meses da produção acumulada no ano corrente com relação ao ano anterior e da variação do mês em relação ao mês anterior.
Entre o 1º e 2º dia de cada mês, um e-mail é disparado para os calçadistas participantes solicitando os dados referentes à sua produção do mês anterior. Os dados coletados são repassados para o Instituto de Economia da UFRGS onde são transformados em índices. Após a consolidação, os índices são repassados para a Assintecal, que faz a revisão e formatação do relatório e o dissemina para as empresas associadas e calçadistas que respondem a pesquisa.