O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (SENAI-PE) inaugura hoje (22), às 14h, a Escola Técnica SENAI Goiana Empresário Osvaldo Rabelo Filho, primeira unidade da rede na Zona da Mata Norte do Estado. Com investimentos da ordem de R$ 17 milhões, a nova escola soma 3,3 mil m² de área construída e mais de 20 salas de aulas e laboratórios. Equipada com as tecnologias mais avançadas que estão sendo usadas pelo setor produtivo, o SENAI Goiana é considerado a escola técnica mais moderna da instituição no Estado. O evento de inauguração ocorrerá na unidade e contará com transmissão ao vivo pelo YouTube do SENAI-PE.
Com o objetivo de formar novos profissionais que possam atender às demandas do setor produtivo da região, o SENAI Goiana abre suas portas com a oferta de cursos técnicos em áreas como Mecatrônica, Automação Industrial, Logística, Administração, Eletrotécnica e Eletromecânica. A ideia é, no futuro, expandir a atuação também com cursos de curta duração, nas modalidades de qualificação e aperfeiçoamento, que visam facilitar a entrada e a permanência dos profissionais no mercado de trabalho.
Além disso, mais de 300 jovens da região já estão participando das primeiras turmas do Programa de Aprendizagem Industrial que estão sendo oferecidas no SENAI Goiana. Ao todo, estão sendo oferecidos 10 cursos distintos, incluindo técnicos em Administração, Eletrotécnica, Logística, Mecatrônica e Segurança do Trabalho. A fase prática do programa será executada em fábricas do Polo Automotivo Stellantis de Goiana.
“A inauguração do SENAI Goiana possibilita que continuemos a cumprir nossa missão, que é formar mão de obra qualificada para atuar na indústria. Por isso, os primeiros cursos que estamos oferecendo nessa unidade habilitam os profissionais para atuarem em diversas funções, de diversos segmentos. Ressaltamos que a instituição está de portas abertas para que as outras indústrias da região possam conhecer e utilizar nossos serviços para formarem seus futuros profissionais”, explica a diretora Regional do SENAI-PE, Camila Barreto.
A escola também receberá, a partir de 2022, estudantes do Novo Ensino Médio, que será oferecido em parceria com o SESI Goiana. Dentro do itinerário de formação V, os novos alunos terão acesso aos cursos técnicos de Eletromecânica, Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos Digitais, profissões alinhadas às novas demandas do mercado de trabalho.
Presidente do Conselho Regional do SENAI-PE e da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger destaca que a nova escola poderá agregar muito às indústrias de Goiana, que hoje apresenta o quinto maior PIB do Estado. “Com essa nova escola do SENAI, poderemos fazer mais pela indústria automotiva e pelos polos vidreiro e farmacoquímico, que também estão aqui em Goiana. O setor produtivo de toda Zona da Mata Norte também ganha, pois terá acesso a um equipamento moderno e dedicado à formação dos profissionais que trabalharão na indústria”, reforça.