Cinco museus do Recife estão se tornando mais acessíveis, graças às atividades do curso “Formação de Audiodescritores para Museus: construindo acesso para pessoas com deficiência visual”, promovido pela COM Acessibilidade. Participam da oportunidade, em aulas híbridas ministradas por especialistas da área, os museus Museu do Homem do Nordeste, Cais do Sertão, Museu da Cidade do Recife, Paço do Frevo e Museu do Estado de Pernambuco.
Realizada com incentivo do Edital Sérgio Valença Pezão de Formação Técnica – LAB, promovido pela Secretaria de Cultura/Fundação de Cultura Cidade do Recife por meio da Lei Aldir Blanc, a ação é oferecida pela ‘Com Acessibilidade Comunicacional’. As aulas estão disponíveis gratuitamente no link: www.youtube.com/channel/UCxCY1bG8d3k8pKiBAp5gZdA/featured.
“O curso está formando pessoas que já atuam em museus ou exposições para compreender e aprender a fazer audiodescrição. A audiodescrição é a tradução de imagens para pessoas com deficiência visual e, desta forma, a gente aproxima este público do mundo imagético”, afirma explica Liliana Tavares, produtora executiva e coordenadora pedagógica do projeto.
“A audiodescrição realiza a mediação para a pessoa que não enxerga ou tem baixa visão, mas também nas que enxergam pode despertar outro olhar, outra narrativa sobre a obra”, acrescenta Tavares.
As aulas tiveram início no dia 22 de janeiro e seguem até 22 de março, com carga horária de 60h, com técnicos dos museus estão sendo formados em audiodescrição, com o objetivo de aplicar o conhecimento aos ambientes.
Ao todo, 20 alunos e todos participantes foram contemplados com uma bolsa de estudo no valor de R$ 5 mil. O processo do curso dialoga com a ideia de ambientes mais acessíveis para receber o público, que devem ser implantados pelos museus. A equipe de professores é formada por especialistas da capital pernambucana e de outros estados, com reconhecimento nacional na área como André Aquino, Bell Machado, Felipe Monteiro, Elizabeth Sá, Maurício Santana, Desirré Nobre, dentre outros. Saiba mais pelo perfil do Instagram: @comacessibilidades.