A Oficina Brennand abre o seu Programa de Estudos com o curso online “Encontros com e contra o zumbi”, a ser ministrado por Manuel Arturo Abreu, um artista não-disciplinar que vive e trabalha em terras não cedidas de povos Multnomah, Cowlitz, Clackamas, Chinook, Kalapuya, Confederado Grand Ronde e Confederado Siletz e outros Primeiros Povos do Noroeste do Pacífico.
Voltado a artistas, curadores, museólogos, pesquisadores das artes e ciências humanas, profissionais da área e outras pessoas com mais de 18 anos, o programa, realizado às quartas-feiras, de 13 de abril e 15 de junho, lança um olhar para as similitudes entre territórios que se construíram a partir das diásporas negras e indígenas no que foi constituído como continente americano. As inscrições se encerram no dia 11 de abril.
Em uma perspectiva cultural, os dez encontros virtuais pretendem travar discussões acerca de termos que historicamente categorizam as ações de povos originários. Traçando relações entre diferentes linguagens, abreu acentua a importância das cosmologias em uma contraposição a denominações referentes ao modernismo nestes territórios.
Com base no interesse em incentivar a pesquisa e o diálogo crítico sobre estética, história, filosofia e sociologia da arte, o Programa de Estudos vislumbra reunir uma constelação de profissionais empenhados na revisão das narrativas sobre as artes, seus desdobramentos e capilaridades, adentrando também em outros saberes.
SERVIÇO
Programa de Estudos
13 de abril a 15 de junho, das 19h às 21h (toda quarta)
Curso online (via plataforma Zoom)
Idioma: em inglês com tradução simultânea para o português
Para pessoas acima de 18 anos
Custo: R$ 200 (profissionais) e R$ 100 (estudantes, com comprovação)
Inscrições abertas até 11 de abril